quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Dicas para o segundo dia de provas do ENEM

POR Jornal Somos | 08/11/2018
Dicas para o segundo dia de provas do ENEM

Jornal Somos

O

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), teve a sua primeira etapa realizada no último dia 4 e será finalizado no próximo domingo (11) e contou com a presença de cerca de 4,1 milhão de participantes. Destes, a maioria são alunos do Ensino Médio que usarão a pontuação do Exame para a obtenção de bolsas totais ou parciais de estudos para universidades públicas e privadas.

 

A pressão pelo bom desempenho no exame, algo que poderá definir o seu futuro, é exorbitante, então o Jornal Somos convidou o educador e atual diretor do Colégio Estadual Martins Borges, Tairo Vieira. Professor há 22 anos, passou 5 anos em Goiânia fazendo cursinho e tentando entrar no curso de Medicina, visando aos altos salários. Mas, ao voltar à Rio Verde, percebeu que não era a sua vocação.

Já foi professor e coordenador de colégios públicos e particulares. Em um momento de sua carreira, pôde escolher entre a gestão de um dos melhores colégios particulares de Rio Verde ou de uma empresa pública, sendo a última sua escolha, está há 4 anos gerindo o Martins Borges,com muito orgulho. Até hoje ainda ministra aulas em cursinhos, mas afirma que 70% de seu tempo é dedicado à instituição pública e a paixão que ele possui por ela.

 

Hoje, ele deu 7 dicas para o segundo dia do ENEM e você pode conferir abaixo:

 

1. Não mude a sua rotina

 Atenção ao físico e ao psicológico. Não mexa no seu cotidiano, a pessoa deve entender que é um dia como outro qualquer, então não adianta mudar os hábitos porque o corpo sente e ela não vai estar em sua totalidade na hora da prova.

 

2.  Tenha a máxima calma antes e durante a prova

A ansiedade pode tomar conta no início da prova. Mas, pode-se encontrar a calma nos primeiros 10 ou 15 minutos seguindo dicas como: ir ao banheiro para aliviar a tensão no início da prova. Entender que o primeiro dia já passou também é essencial para conseguir se acalmar e ter o seu melhor desempenho.

 

3. Se preparar psicologicamente 

Os adolescentes são muito vulneráveis, mas é importante o apoio dos pais e também entender que sair satisfeito é o que importa. Entender que você deu o máximo de si e que, caso não tenha dado certo, há outra chance no ano que vem. A pressão não deve ser real, a universidade te dá o leque de iniciar com 30, 40 anos.

 

4. Começar pelo o que é mais fácil para você

Existem questões fáceis e difíceis. É importante ter calma, identificar as questões mais fáceis de serem resolvidas por você e ler com atenção para entender o que ela quer. Ao chegar numa questão que pode ser considerada fácil, caso a pressão te faça ter um bloqueio, é importante passar para a próxima. Não perca tempo demais em uma questão muito difícil, porque esse tempo você poderia usar para responder uma fácil que está lá na frente. A recomendação é iniciar por matérias que o estudante tenha mais facilidade para poupar desgastes precoces.

 

5. Tentar equilibrar tempo e número de questões

A prova é muito extensa. São 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza e é preciso ponderar bem o tempo. As questões são muito contextualizadas, é preciso ler com atenção e entender o que ela propõe. A prova é muito desgastante física e psicologicamente. O professor orienta que os alunos procurem a disciplina que tem mais facilidade, pois libera serotonina, como o chocolate, que vai te dar um gás extra.

 

6. Saia antes de casa

Se programe para sair de casa antecipadamente, pois, o trânsito pode se tornar complicado e dificultar a chegada a tempo, para não correr o risco de perder a prova.

 

7. Não tentar revisar tudo na última hora

O ENEM na verdade é proposto para refletir os 12 anos de estudo do jovem, abrange tudo o que já foi abordado desde o 3º ano do Ensino Fundamental, então, o teste procura extrair a sua experiência de vida. É importante usar o que você já sabe na prova e sair satisfeito por tudo o que você fez.

 

“Sair satisfeito é sair da prova sabendo que você foi e deu o máximo de si. Se não deu certo, você terá mais opções”, Tairo reforça, "Apesar da mídia colocar na mente dos jovens que esse é o dia da vida deles e repetir isso várias vezes, devemos lembrar que esse não é assim. É importante ter calma, lembrar que não é o fim da sua vida e tentar aliviar a pressão desnecessária".

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: