quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Dia Nacional do Doador de Sangue é usado por hemocentros para convocar doações

POR | 26/11/2020
Dia Nacional do Doador de Sangue é usado por hemocentros para convocar doações

Reprodução

A

Anualmente os Hemocentros de Goiás realizam campanhas para convidar doadores a comparecerem em suas sedes para realizarem a doação de sangue e medula. Entretanto nesse ano de 2020 a situação teve uma importância maior esta semana. Por dois motivos, primeiro porque ontem, quarta feira, dia 25, foi Dia Nacional do Doador de Sangue e, em segundo, aproveitando o calendário, as entidades de vários estados do Brasil se uniram em uma campanha para ressaltar a importância da doação de sangue.

 

 

A campanha recebeu o nome de “Somos todos do mesmo sangue” e teve um destaque diante da pandemia de Covid-19, que trouxe como resultado na área específica da saúde uma queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. A estatística fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e também dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

 

 

Além do estado de Goiás, participaram da campanha Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Em cada local, o hemocentro desenvolveu ações para agradecer e incentivar os doadores de sangue. No estado Goiano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), fez uma homenagem para 25 pessoas que são doadoras de sangue e plaquetas. Elas representaram as centenas de voluntários que contribuem para a manutenção dos estoques do Hemocentro Professor Nion Albernaz, na Capital, e das unidades regionais nos municípios como é em Rio Verde, além de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu e Quirinópolis.

 

 

Denise Goulart que é diretora geral do Hemocentro Goiás, relatou que a Hemorrede Pública de Goiás se depara com o estoque limitado de bolsas de sangue, além da dificuldade de convencer as pessoas sobre a importância da doação.

 

“São tantas histórias de vidas que temos conhecimento, de vidas que estão por um fio. A transfusão de sangue é fundamental para que elas sejam continuadas”.

 

 

E o mesmo alerta vem do gestor estadual da pasta da Saúde, Ismael Alexandrino, alertou para a queda significativa no número de doação de sangue e plaquetas no Estado.

 

“Temos passado um momento extremamente difícil, delicado e de aperto em nossos hospitais. Os acidentes automobilísticos estão acontecendo, as demais patologias e cirurgias estão voltando aos poucos, mas a doação ainda não voltou.”

 

 

Entre os parceiros que aceitaram ajudar o órgão, a empresa de aplicativo de transporte Uber firmou uma parceria que oferece R$ 15 de desconto em corridas de ida e volta para aqueles que comparecerem à unidade para doação. Outra iniciativa foi a implantação do serviço de agendamento on-line e telefônico para doação de sangue, com intuito de evitar aglomerações de pessoas nos locais de coleta. Para marcar um horário em uma das unidades da rede, o voluntário deve acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar gratuitamente no telefone 0800 642 0457.

 

 

Em relação à doações é importante conhecer alguns detalhes. No site do Hemogo é informado que:

  • podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos;
  • menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais;
  • todo doador deve apresentar um documento original com foto;
  • quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de Covid-19, assim como quem retornou de viagem internacional recentemente, fica impedido de doar sangue por 14 dias;
  • esse prazo (14 dias) também se aplica aos candidatos com febre ou sintomas respiratórios (tosse, irritação ou dor na garganta), após o desaparecimento completo desses sinais;
  • No caso de pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 é preciso aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para se candidatar à doação de sangue.

 

 

Fonte: Hemocentro de Goiás, Ministério da Sáude e Jornal Opção

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: