domingo, 25 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Anualmente os Hemocentros de Goiás realizam campanhas para convidar doadores a comparecerem em suas sedes para realizarem a doação de sangue e medula. Entretanto nesse ano de 2020 a situação teve uma importância maior esta semana. Por dois motivos, primeiro porque ontem, quarta feira, dia 25, foi Dia Nacional do Doador de Sangue e, em segundo, aproveitando o calendário, as entidades de vários estados do Brasil se uniram em uma campanha para ressaltar a importância da doação de sangue.
A campanha recebeu o nome de “Somos todos do mesmo sangue” e teve um destaque diante da pandemia de Covid-19, que trouxe como resultado na área específica da saúde uma queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. A estatística fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e também dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.
Além do estado de Goiás, participaram da campanha Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Em cada local, o hemocentro desenvolveu ações para agradecer e incentivar os doadores de sangue. No estado Goiano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), fez uma homenagem para 25 pessoas que são doadoras de sangue e plaquetas. Elas representaram as centenas de voluntários que contribuem para a manutenção dos estoques do Hemocentro Professor Nion Albernaz, na Capital, e das unidades regionais nos municípios como é em Rio Verde, além de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu e Quirinópolis.
Denise Goulart que é diretora geral do Hemocentro Goiás, relatou que a Hemorrede Pública de Goiás se depara com o estoque limitado de bolsas de sangue, além da dificuldade de convencer as pessoas sobre a importância da doação.
“São tantas histórias de vidas que temos conhecimento, de vidas que estão por um fio. A transfusão de sangue é fundamental para que elas sejam continuadas”.
E o mesmo alerta vem do gestor estadual da pasta da Saúde, Ismael Alexandrino, alertou para a queda significativa no número de doação de sangue e plaquetas no Estado.
“Temos passado um momento extremamente difícil, delicado e de aperto em nossos hospitais. Os acidentes automobilísticos estão acontecendo, as demais patologias e cirurgias estão voltando aos poucos, mas a doação ainda não voltou.”
Entre os parceiros que aceitaram ajudar o órgão, a empresa de aplicativo de transporte Uber firmou uma parceria que oferece R$ 15 de desconto em corridas de ida e volta para aqueles que comparecerem à unidade para doação. Outra iniciativa foi a implantação do serviço de agendamento on-line e telefônico para doação de sangue, com intuito de evitar aglomerações de pessoas nos locais de coleta. Para marcar um horário em uma das unidades da rede, o voluntário deve acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar gratuitamente no telefone 0800 642 0457.
Em relação à doações é importante conhecer alguns detalhes. No site do Hemogo é informado que:
Fonte: Hemocentro de Goiás, Ministério da Sáude e Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
24/10/2026
Ruínas de antigo povoado do ouro viram museu a céu aberto em Goiás
O antigo Arraial de Ouro Fino, fundado em 1727 no período inicial da mineração em Goiás, teve suas ruínas preparadas para receber visitantes como um museu a céu aberto. A região, hoje esvaziada, guarda vestígios da vida de comerciantes, religiosos e trabalhadores que ali viveram.
24/10/2026
Queijo cabacinha: tradição de origem italiana com 80 anos de história em cinco cidades de Goiás
Produzido à mão e pendurado para secar, o cabacinha tornou-se símbolo do Araguaia e mantém famílias ligadas a uma tradição de cerca de oito décadas. A produção está concentrada em cinco municípios goianos.
24/10/2026
Bolo de R$ 900 para festa de 80 convidados chega com tamanho e decoração diferentes
Encomenda de bolo personalizado que não corresponde ao combinado pode dar ao consumidor direito à restituição do valor pago, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Entenda as possíveis soluções.
23/10/2026
Portelândia, em Goiás, é um dos quatro enclaves municipais do Brasil, cercada totalmente por Mineiros
Localizada no Sudoeste goiano, Portelândia não faz divisa com nenhuma outra cidade e está completamente cercada pelo território de Mineiros. Segundo a Goiás Turismo, o município é um dos quatro do país com essa configuração territorial rara.