sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Dia Mundial da Água vem com alerta de reservatórios e pedido de consumo consciente

POR | 22/03/2021
Dia Mundial da Água vem com alerta de reservatórios e pedido de consumo consciente

Imagem: iStock

H

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, e em todos os anos a data serve para reforçar a importância deste recurso natural e refletir as formas de cuidar do mesmo. Este ano então vem com uma importância redobrada, pois desde o começo da pandemia da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o maior combate ao vírus seria a higiene das mãos.

 

 

Diante deste novo ponto de vista, vem a preocupação com o início da nova estação, Outono, que começou no sábado (20), e vem acompanhado de queda do volume de chuvas. Isso porque este ano de 2021, a maioria dos reservatórios de água do país está abaixo dos volumes praticados no ano passado na mesma época. A região Sudeste é um exemplo, que dos 4 maiores reservatórios somente um deles está com capacidade confortável após o período mais chuvoso: Jundiaí opera com 100% da capacidade, Sistema Cantareira apresenta 51% de sua capacidade total, o Alto do Tietê está com 62,1% e Guarapiranga com 75,2%. Segundo dados da Sabesp.

 

 

Situação semelhante opera na região de Curitiba (PR) – dados da Senapar – e no Estado do Rio Grande de Norte – registros de Igarn, em que ambos estão com capacidade abaixo de 30%. Ao final da semana passada foi a vez do Estado do Mato Grosso, em que a DAEV que cuida do abastecimento da região de Cuiabá emitiu um alerta quanto aos reservatórios.

 

 

Com estes dados fica o pedido das autoridades ambientais integrado às de saúde que todos precisam realizar o consumo consciente para que a situação não fique mais alarmante que já está.

 

 

Rio Verde

 

A cidade de Rio Verde é reconhecida por projetos que incentivam o cuidado com a água.

 

 

Em 2015, foi lançada a “Campanha Plantando Água”. Uma parceria entre Rádio Líder 95FM, Universidade de Rio Verde e Secretarias municipais com o objetivo de plantar mudas de árvores do cerrado que pudessem ajudar na manutenção do clima e disponibilidade hídrica.

 

 

Dra Luciane Martins de Araújo, doutora em Ciências Ambientais pela UFG e diretora da Rede Gaia Consultoria Ambiental, é a idealizadora do projeto, e sempre trabalhou em projetos voltados para a conscientização da população em relação ao meio ambiente.

 

“O projeto é importante porque o plantio de árvores nativas é importante para absorver poluição, aumentar a umidade do ar e reduzir a utilização de energia. Temos que nos lembrar da importância do cerrado, bioma berço das águas porque tem capacidade de armazenamento de água muito grande que será distribuída no Brasil inteiro em forma de rio. Temos essa quantidade de água muito grande, mas finita porque estamos poluindo e desmatando, e o projeto é para isso, manter a vegetação e a produção de água”.

 

 

Assim como este, outros projetos também viraram referência, chegando até mesmo a ser levado para estudo nacional, como o “Produtores de Água”, em que foram realizados projetos de recuperação e manutenção de matas ciliares próximas as nascentes de Rio Verde. Criado em 2021, atendeu em sua primeira edição 29 propriedades e em 2019 foram mais de 108 nascentes protegidas.

 

 

Declaração

 

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema. Além de instituir o Dia, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

 

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

 

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

 

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

 

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

 

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

 

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

 

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

 

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

 

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

 

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

 

 

Fonte: Semad, Igarn, Sebasp, Senarp, DAEV, ONU/Brasil, Semma

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: