sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Dia do Homem: um apelo à saúde

POR Jornal Somos | 16/07/2019
Dia do Homem: um apelo à saúde
E

Em 15 de julho é celebrado o Dia Nacional do Homem, data criada em 1992 por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos propósitos do dia é conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da saúde.

 

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Ministério da Saúde (MS) apontou que 31% dos homens no Brasil não vão ao médico rotineiramente. Quando o fazem, 70% são motivados pela mulher ou pelos filhos.

 

Autoridades da saúde destacam que muitas doenças poderiam ser evitadas caso os homens realizassem, regularmente, as medidas de prevenção primária, como cuidar da higiene básica, adotar hábitos mais saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, realizar exercícios físicos diariamente (pelo menos 30 minutos) e reduzir o consumo de álcool.

 

Conforme dados da Pesquisa de Fatores de Risco e Proteção para as Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo MS em 2017, 57,3% dos homens brasileiros estão com excesso de peso, 19,3% são obesos e 27,1% consomem álcool de maneira abusiva.

 

Na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a área técnica de Atenção à Saúde do Homem desenvolve ações com o objetivo de efetivar políticas públicas em favor da promoção à saúde da população masculina, com enfoque na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, criada em 2009.

 

As ações visam capacitar e sensibilizar os profissionais que atuam diretamente na assistência (nos três níveis de atenção, tanto na capital, quanto no interior), a acolher a população masculina, e orientar sobre o autocuidado e as principais causas da mortalidade e morbidade que afetam essa população.

 

Registros do Ministério da Saúde demonstram que as causas externas, nas quais estão incluídas mortes violentas como assassinatos e acidentes, são responsáveis por 41% dos óbitos da população masculina, de 20 a 59 anos. Em segundo lugar aparecem as doenças do aparelho circulatório, entre as quais o acidente vascular cerebral (AVC), infarto, arteriosclerose e aneurisma, com 18% dos casos.

 

Os diferentes tipos de câncer ocupam a terceira colocação nas causas de mortes dos homens, com 9% dos registros. O câncer de próstata é o 13º tipo desta doença mais incisivo nos homens de 20 a 59 anos e o 2º tipo de câncer que mais causa a morte na população masculina idosa, com mais de 60 anos.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás do câncer de pele não melanoma) e é também o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Considera-se como fatores de risco a esse tipo de câncer, a obesidade, idade (o risco aumenta com o avançar da idade) e histórico na família.

 

Para lembrar o Dia Nacional do Homem, a equipe da área técnica de Saúde do Homem da SES vai distribuir material educativo e orientar os trabalhadores da Superintendência de Atenção Integral à Saúde e Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria.

 

“Por meio dessa estratégia visamos informar os homens sobre os problemas que os afeta com mais incidência, sobre a necessidade de prevenção e anecessidade de mudança dos hábitos de vida”, acentua a subcoordenadora de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Fernanda Ramos Parreira, subcoordenadora de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: