sexta-feira, 29 de março de 2024

DGAP confirma mais 4 presos com Covid e informa que CPP e CIS passarão por nova testagem em Rio Verde

POR Ana Carolina Morais | 23/07/2020
DGAP confirma mais 4 presos com Covid e informa que CPP e CIS passarão por nova testagem em Rio Verde

Reprodução / Rio Verde Agora

A

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) emitiu, nesta quinta-feira (23), nota retorno explanando a situação referente aos casos de Covid-19 na população carcerária rio-verdense. Conforme informado pelo órgão, mais 4 presos foram confirmados com o vírus, sendo que um já possui anticorpos, o que significa que está curado. Além disso, foi afirmado que ocorrerá, ainda na tarde desta quinta (23), uma nova testagem rápida na Casa de Prisão Provisória (CPP) e no Centro de Inserção Social (CIS).

 

 

A nota foi emitida por meio da Gerência de Assistência Biopsicossocial da DGAP e pautou diversos aspectos. Inicialmente, que na tarde de quarta-feira (22), os presidiários da CPP foram submetidos a uma triagem para se verificar sintomas do novo coronavírus, onde foram encaminhados para a realização de diagnóstico da doença aqueles que apresentaram algum sinal. Sendo assim, dos 25 testes, apenas um foi positivado, e segundo a 6ª Coordenação Regional Prisional, o mesmo já está curado, uma vez que possui anticorpos no organismo.

 

 

Os outros três confirmados com a doença dividiam cela com o primeiro caso de Covid do estabelecimento penal, diagnosticado no último sábado (18) – que está internado em unidade hospitalar. A testagem destes outros foi realizada na segunda-feira (20) e todos se encontram devidamente isolados e recebem o acompanhamento da equipe de saúde. Também compartilhava mesma a cela o preso positivado e curado descoberto na quarta.

 

 

Dessa forma, a DGAP ainda informou que nesta quinta (23) ocorrerá uma nova testagem rápida na CPP e no CIS de Rio Verde, em conjunto à Secretaria de Saúde municipal, como forma de prevenir a disseminação do coronavírus, bem como a 6ª CRP, também com o apoio da pasta da saúde, já está organizando uma outra rodada de testes para ocorrer em breve no local.

 

 

Entre as medidas de prevenção elencadas, destaca-se também a entrega de máscaras de proteção para o uso na carceragem, a aquisição de EPIs com recursos próprios e por parcerias aos servidores, e a suspensão das visitas, dos atendimentos presenciais de advogados, das atividades de trabalho, atividades assistenciais e religiosas, providências estas, de paralisação, que vigoram desde março.

 

 

 Leia também:

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: