sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Detentos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde entraram em rebelião no finalzinho da tarde de hoje, terça-feira (21), iniciando um tumulto na Unidade Prisional.
— Jornal Somos (@JornalSomos) July 21, 2020
A situação só foi controlado quando agentes penitenciários utilizaram de armas não letais para aplicar a disciplina aos envolvidos no motim. De acordo com a direção da CPP, apenas um preso ficou ferido na ação, porém, ele foi encaminhado rapidamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o devido socorro.
Ainda não se sabe qual foi a motivação da rebelião, mas Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que será apurado administrativamente pela direção e criminalmente pela Polícia Civil (PC), para que sejam aplicadas as punições em conformidade com a lei.
Confira a nota da DGAP na íntegra:
"A direção da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde, pertencente à 6ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), informa que a segurança e a disciplina já estão mantidas no estabelecimento penal, onde custodiados subverteram contra a ordem no final da tarde desta terça-feira, 21/07. A situação foi controlada pelos servidores penitenciários da unidade prisional.
A direção da CPP de Rio Verde abriu procedimento administrativo para apuração da ocorrência, identificação e aplicação de sanção disciplinar aos autores da subversão à ordem, na forma da lei. O caso vai ser repassado à Polícia Civil pra investigação e providências legais.
Na ocasião, durante o procedimento de controle da ordem, foi preciso uso de arma menos que letal, tendo ferido um preso, o qual foi encaminhado para atendimento em unidade de saúde.
As circunstâncias da ocorrência e responsabilizações serão apuradas administrativamente pela DGAP e criminalmente pela Polícia Civil, para que sejam aplicadas as punições em conformidade com a lei.
Goiânia, 21 de julho de 2020
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial".
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.