quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Dengue: pode ser caso antigo, mas não está perto de acabar

POR Jornal Somos | 25/06/2018

Casos só aumentam a cada ano e a culpa é da população

Dengue: pode ser caso antigo, mas não está perto de acabar

Foto: iStock

A

A Dengue, descoberta no início dos anos 70, ainda causa muita dor de cabeça nos dias atuais. Anualmente, os casos só aumentam, apesar das tentativas massivas de conscientização por meio do governo. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde de Goiás, houveram 2.369 casos de dengue em Rio Verde no primeiro semestre desse ano.

O número de casos em 2018 representa um aumento exponencial, já que em 2017, foram registrados apenas 1.156 casos de dengue, sendo 849 no primeiro semestre em comparação com a redução que vem sido testemunhada de 2016 e 2017, que foi de aproximadamente 85%.

Com fiscalização cerrada, conscientização em escolas e TV, a culpa dos crescimentos geralmente estão nos resistentes, que não limpam os seus quintais e não aceitam a visita dos inspetores, além das casas abandonadas e terrenos baldios, que com o lixo acumulado, junta água e reproduz o mosquito, que além da típica dengue, transmite também o zika vírus, a febre amarela e o chikungunya.

Os gastos aumentam pra prefeitura, que pela falta de cuidado dos habitantes, precisa contratar equipes de limpeza para a manutenção da cidade. Então é sempre bom lembrar e verificar se você virou os pneus e garrafas, colocou o pratinho de terra na planta ou se o lixo e a caixa d'água está bem fechada, pois além de colocar a sua vida em jogo, está colocando também a de todos os seus vizinhos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: