quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Decreto em Rio Verde trará novos regramentos no combate à Covid-19

POR | 02/03/2021
Decreto em Rio Verde trará novos regramentos no combate à Covid-19

Arquivo/Jornal Somos

A

Após reunião por videoconferência realizada ontem ao final do dia, entre os 28 municípios do Sudoeste goiano, os prefeitos acordaram que cada município irá publicar hoje o decreto que irá restringir e limitar o máximo possível  a transmissão em cada cidade.

 

 

O primeiro a ter o decreto publicado, ainda no final da noite de ontem, e com regras mais severas foi a cidade de Jataí, já que o município chegou a ter 100% de ocupação da UTI estadual esta semana.

 

 

Em Rio Verde, é aguardada hoje a publicação oficial do decreto, entretanto já sabe-se algumas das regras aguardadas de acontecerem neste documento, já que no início da manhã de hoje, terça-feira (02/03), o Dr. Wellington Carrijo, coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Rio Verde (COES-RV) – responsável pelas ações de enfrentamento da Covid-19 – relatou as principais mudanças do decreto em entrevista à Rádio Líder 95FM, no programa Papo Líder.

 

 

Segundo a fala do coordenador das ações, o decreto que começará a valer amanhã, dia 03 de março e terá validade de até 14 dias, com revisão quando completar os 07 primeiros dias, mas com a ressalva que se for necessário o mesmo poderá ser modificado antes mesmo da data oficial.

 

 

Entre as principais mudanças, o médico destacou os seguintes pontos:

  • Fica cancelada a nota técnica anterior quanto a realização de festas e eventos, não podendo mais acontecer, passando a ser totalmente proibidas, sendo válido o mesmo até para reuniões domésticas; ele ainda avisa que terá multa se a fiscalização identificar o acontecido;
  • Quanto aos bares e restaurantes, poderão funcionar com atendimento presencial até 21h com 30% de capacidade, e até as 23 horas com atendimento exclusivamente delivery;
  • Arenas esportivas e afins poderão funcionar até 21h, sem o direito de venda de nas bebidas alcoólicas;
  • Academias poderão ficar abertas com 30% da capacidade até as 22h;
  • Clubes recreativos terão horário restritos de funcionamento entre as 5h às 17h
  • Igrejas, templos e centros religiosos podem funcionar desde que se limitem a atender com 30% capacidade, com momentos religiosos com duração máxima de 1 horas, e tendo ainda o direito de realizar no máximo dois momentos religiosos por semana;
  • Os shopping estarão funcionando com 30% da capacidade máxima;
  • Supermercado, atacarejo, mercados e afins, assim como os bancos, seguem como atualmente, cumprindo as restrições de capacidade, higiene, uso obrigatório de máscara e distanciamento;
  • Aulas presenciais continuam e parques também continuam abertos desde que cumpram os regramentos contra a Covid também.

 

 

Dr. Wellington ainda lembrou que o estabelecimento que for flagrado descumprindo estas regras será imediatamente fechado por 14 dias e recebera uma multa de R$5 mil se for a primeira autuação. E os cidadãos que participam individualmente deste descumprimento recebem multa ao CPF de R$3 mil.

 

 

Ao final o coordenador lembrou que todas estas regras tem como maior foco controlar a atual expansão da doença em nossa cidade e região, assim pede à todos individualmente que cumpram e façam cumprir as regras enquanto for necessário. E finalmente, avisa que a fiscalização será mais severa nestes dias, assim como aconteceu no último final de semana.

 

 

Além destes detalhes informado pelo coordenador do Coes-RV é aguardada a publicação oficial do documento para verificar qualquer outra informação necessária.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: