terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

Cursos e iniciativas realizadas pela Faeg fortalecem o agro goiano

POR Thais Cabral | 02/10/2021
Cursos e iniciativas realizadas pela Faeg fortalecem o agro goiano

Foto: Fredox Carvalho

A

Através de treinamentos e iniciativas de qualificação profissional do Sistema Faeg/Senar, trabalhadores estão aprendendo novas técnicas e aprimorando o processo de produção agropecuária.

 

 

Um grande exemplo dessa rede de apoio formada pelos trabalhos é o caso da Virginia Guimarães, que ouviu falar das ações formativas da Faeg/Senar em 2014, e participou de um curso de adestramento de cães de pastoreio, atividade que está ganhando cada dia mais espaço na pecuária e que facilita o trabalho no campo.  “A decisão de participar daquele treinamento foi decisiva na minha vida profissional”, lembra. “Reuni o amor que sentia pelos animais e a vontade de aprender e me dediquei à formação”, acrescenta.

 

 

Após realizar o curso, Virginia chegou a participar de competições de pastoreio ao lado da sua sempre fiel companheira, uma cadela da raça red heeler. Motivada pelo que aprendeu, abriu um centro de treinamento e psicologia canina em Rio Verde. “Antes de empreender, busquei novos conhecimentos e pelo Sistema Faeg/Senar fiz outros cursos, como o de doma e o de rédeas. Hoje, apresento tudo o que aprendi a produtores rurais e, de alguma forma, contribuo com o fortalecimento da agropecuária na região”, afirma.

 

 

Na cidade de Orizona, que fica a mais de 300km de Rio Verde, o pecuarista Rafael Fernando de Castro também foi um dos beneficiados pelas formações e iniciativas do Sistema Faeg/Senar. Ele em meio aos desafios impostos pela pandemia do coranavírus, passou a integrar o Campo Lab, que é um ambiente de inovação que conecta os produtores rurais goianos a startups e produtos que oferecem vários tipos de soluções para o agronegócio.

“Por meio dessa parceria com a Faeg e o Senar, conhecemos o aplicativo Leite Bem, que nos ajuda com a gestão do rebanho da nossa propriedade. A ferramenta faz a divisão dos animais por lotes e facilita o cálculo ideal de ração. Dentro do curral, com um celular em mãos, já tenho acesso a todas as informações sobre a produção de leite e faturamento”, conta Rafael.

 

 

 

Rafael Fernando recebeu treinamento e apoio técnico da Faeg/Senar, durante a implantação do sistema na Fazenda Todazul. “A equipe veio em nossa propriedade, ensinou sobre o uso da tecnologia e explicou todas as possibilidades do aplicativo de um jeito que a gente entende. E sempre tivemos esse apoio. Aqui em casa mesmo já realizamos cursos que falaram sobre manejo de animais e até sobre o uso de drones no campo. Essas formações, com certeza, nos ajudam no dia a dia”, destaca.

 

 

 

Rede de apoio

A rede de apoio está presente nos quatro cantos de Goiás, e além de impulsionar o agronegócio, leva conhecimento para toda a região, conforme explica Flávio Henrique Silva, diretor técnico do Senar Goiás. “Este projeto está presente nos 246 municípios, ou seja, está em todo o território goiano, sendo que nos últimos três anos, na formação profissional rural, foram realizados cerca de 10 mil treinamentos com mais de 100 mil participantes. Já na área de Assistência Técnica são mais de 8 mil propriedades beneficiadas e 3,5 mil em atendimento”, revela.

 

 

E para executar todas essas ações, o Sistema Faeg/Senar conta com o apoio de inúmeras associações de produtores, cooperativas, municípios e outras organizações públicas e privadas. “Não estamos sozinhos. Temos mais de 200 opções de cursos e as formações e os treinamentos são realizados mediante um planejamento estratégico que identifica as necessidades de cada região e leva em consideração as expectativas profissionais dos goianos. Inclusive, temos muitos parceiros, em especial os Sindicatos Rurais”, explica Flávio Henrique.

 

 

Dessa forma todos esses agentes se unem e criam um rede de apoio social, de proteção e de promoção da resiliência. Assim, essa rede de apoio vai além do ensino de técnicas agrícolas, uso de novas tecnologias e práticas sustentáveis. Os agentes transformadores do agro buscam preparar o segmento para o futuro, contribuindo para que os trabalhadores, produtores e, principalmente, os jovens estejam preparados dentro e fora da porteira para tomar decisões e conduzir projetos inovadores.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: