sábado, 20 de abril de 2024

Rio Verde

Curso de pilotagem de drones do Senar Goiás estimula empreendedorismo

POR Jornal Somos | 29/07/2022
Curso de pilotagem de drones do Senar Goiás estimula empreendedorismo

Divulgação / Faeg-Senar-Ifag

M

Morador de Rio Verde, Fábio da Silva Lopes Santana sempre gostou de fotografias e tecnologia. Mas o primeiro emprego foi como vendedor de carros. Por 16 anos ficou na área até conseguir meios para finalmente trabalhar com imagens. Montou uma loja de importação de celulares.

 

 

 “Na loja, eu sou obrigado a ficar me atualizando com as últimas tecnologias do mercado e, diante disso, vejo a área de fotografias crescendo. Então, estudando sobre os produtos em alta, resolvi entrar no mercado de drones ou veículo aéreo não tripulado, o Vant. Comprei alguns e divulguei nas redes sociais. Só que eu não entendia sobre o funcionamento deles na época”, conta Fábio.

 

 

Uma amiga de Fábio, sabendo da tentativa dele de ampliar a atividade na loja, sugeriu que ele entendesse bem do que estava trazendo e indicou que procurasse o curso de drones do Senar Goiás. “Eu busquei o Sindicato Rural de Rio Verde, fiz o primeiro para ter a noção de pilotagem e conhecer a parte técnica. Aí eu me empolguei e comecei a fazer todos da área. Eu tenho que agradecer muito ao Senar Goiás pela capacitação e pelo desempenho que me proporcionou e que estou melhorando a cada dia”. 

 

 

Depois dos cursos de Pilotagem de Drones e o Uso de Drone para Processamento e Análise de Imagens na Agropecuária, o então piloto iniciante começou a treinar para também oferecer o serviço de gravação de vídeos em eventos e paisagens, além de fotografias. Mas com o conhecimento técnico adquirido também nos cursos do Senar Goiás e o contato com outras pessoas vinculadas a empresas agrícolas, ele pode seguir com o novo nicho de mercado: a venda de drones para monitoramento e mapeamento de áreas agropecuárias ou serviços de topografia.

 

 

“As pessoas buscam cada vez mais esse tipo de equipamento. O que antes era para lazer, agora passou a ser principalmente ferramenta de trabalho e não tem como você vender um produto sem saber o mínimo sobre ele, para pelo menos dar uma noção para quem está comprando. Atualmente, eu faço a importação dos drones e tenho colegas que trabalham com vendas de equipamentos agrícolas. Eles mostraram interesse e já vendi equipamentos para grandes empresas. Devagar vou desbravando o mercado”, descreve.

 

 

O uso de drones é cada vez mais comum na agricultura e pecuária mundial. Em uma pesquisa realizada pela empresa Drone Deploy, em 40 países, 54% dos produtores rurais disseram pretender investir no equipamento em 2022. Essa procura por entender mais sobre o aparelho e a operação dele pode ser observada nas demandas por cursos da área ministrados pelo Senar Goiás, por meio de mobilização dos Sindicatos Rurais. Em 2018, quando criado, foram realizados 54 treinamentos. A previsão para este ano é de 215, quase cinco vezes mais. “Além de ser muito grato ao Senar Goiás, eu sou um divulgador dos cursos. Os instrutores são ótimos. E tudo é acessível sem nenhum custo”, finaliza Fábio.

 

 

Para  participar dos cursos de pilotagem de drones procure um Sindicato Rural ou acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/atividade-de-apoio-agrossilvipastoril/.

 

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: