sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Cuidados importantes com os pets nas férias!

POR Jornal Somos | 03/01/2019
Cuidados importantes com os pets nas férias!
V

Verão, férias, piscina, família em casa e viagem. Essa época do ano nos remete a descanso e lazer, mas, os nossos animais de estimação nem sempre se adequam à temperatura e às situações comuns ao período. Para que possamos entender melhor, a médica veterinária Andressa Vaz deixou cinco dicas fáceis para facilitar a vida dos nossos bichinhos.

 

 

  • Jamais abandone seu animal: Nessa época do ano, em função das festas e também das férias escolares, é quando a maioria das famílias resolve sair em viagem. Muitas vezes, os tutores não conseguem levar o animal, e não procuram outra forma para lidar com a situação, e optam por rejeitá-los. Nesse período o número de abandonos cresce tanto, que a campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais” visa conscientizar a população sobre a guarda responsável dos pets, e reduzir esses abandonos. Se for viajar, procure uma alternativa para seu animalzinho, como hotelzinho ou algum membro da família que possa cuidar ou ficar com seu ele enquanto você viaja. Hoje em dia há também os “pets sitter”, que são profissionais especializados em cuidar do seu animal enquanto você viaja, normalmente na própria casa do proprietário, e também sites em que é possível encontrar um lar para seu animalzinho se hospedar enquanto você viaja.

 

  • Se for viajar e levar o pet: Nesse caso, alguns cuidados devem ser considerados, como o local da hospedagem, se o mesmo permite a presença de animais. Outra questão é o transporte. Se for terrestre, de carro, por exemplo, é importante parar com certa frequência e caminhar com o animal para induzí-lo a urinar e defecar, e também fornecer água e alimento. Ficar atento também aos casos de vômito, pois muitos animais não são acostumados a longas viagens, e isso pode comumente acontecer. Já procure o médico veterinário do seu animalzinho com antecedência, e fique precavido caso isso ocorra. Em viagens aéreas, há protocolos específicos, e que variam de acordo com a empresa. Portanto, consulte sua companhia aérea antes de embarcar, o quanto antes da viagem, já que há um número limitado de animais por voo. Em caso de viagens internacionais, normalmente vacinação completa, microchip e atestado de sanidade são itens obrigatórios, mas verifique também outras exigências aplicadas pela autoridade sanitária do país de destino.

 

  • Fique atento ao que seu animal come: Final de ano e férias é sinônimo de muita fartura, inclusive de alimentos tóxicos aos pets. Tome muito cuidado com o que seu animal pode comer de forma acidental, ou até mesmo com aquele pedacinho que venha a ser dado a ele sem a ciência dos riscos. Dentre as mais comuns nessa época, estão as uvas (passas e comuns), chocolates, ossos de aves e outras carnes, carnes gordurosas, macadâmia, temperos e bebidas alcoólicas.

 

  • Cuidado com o calor: No verão a temperatura sobe, e os animais também sentem os estresses do calor. Sempre forneça água fresca, a vontade; se a raça permitir, mantenha o animal com pelos curtos (cuidado - há raças que a pelagem funciona como isolante térmico, e sua retirada pode ser pior); caminhe apenas nas horas frescas do dia – além do estresse térmico, seu animalzinho pode queimar as patinhas em função do contato com o chão quente; permita que eles tenham acesso a locais frescos em casa, e se possível forneça tapetinhos com gel refrescante, próprios para animais; e por fim, cuidado com pulgas e carrapatos, já que a incidência aumenta nessa época do ano,e a picada pode levar à graves doenças.

 

  • Não solte fogos de artifícios: Animais, principalmente cães, morrem de medo de fogos de artifício – literalmente. Alguns cães podem desencadear crises de ansiedade tão intensas, que podem levar a convulsões, e até mesmo ao óbito do animalzinho. Caso seu pet seja um desses, procure um médico veterinário de sua confiança, e se informe com dicas que podem amenizar o sofrimento dele em função dos fogos. E o mais importante, desestimule sempre o uso de fogos em comemorações.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: