quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução/Polícia Civil
O delegado Caio Martinez, responsável pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos de Rio Verde apareceu em um vídeo divulgado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (31) informando sobre um novo golpe sendo aplicado no nome da Polícia Civil.
De acordo com o delegado, criminosos, se passando por policiais civis, ligam para as vítimas informando que seus documentos foram extraviados. Esses criminosos, segundo Caio Martinez, dizem às vítimas que elas devem comparecer imediatamente à delegacia e antes disso procurarem o banco, pois eles alegam que, com o extravio desses documentos, outras pessoas se apossaram deles e conseguiram acessar o aplicativo do banco delas fazendo saques e transferências indevidas.
“Sendo assim, eles dizem que ao mesmo tempo em que a vítima deve procurar a delegacia, ela deve também ligar para uma falsa central de atendimento, eles informam o número que vai direcionar a vítima a esse mesmo grupo de criminosos e então a vítima liga, passa informações confidenciais, inclusive a senha de acesso do seu banco”, explica o delegado.
Ele ainda diz no vídeo que após o repasse das informações pessoais, as pessoas que conversavam se passando por policiais civis e por funcionários do banco, passam a subtrair dinheiro da conta da vítima.
O delegado orienta à população para que não repassem a informações, já que a Polícia Civil jamais liga para as pessoas informando que estão com suas contas estão hackeadas.
Ao fim do vídeo, o delegado conversa com um dos suspeitos por ligação para demonstrar como funciona o falso atendimento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.