quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa Amazônia Oriental
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) orienta os criadores de abelhas sobre a importância de realizar o cadastro de apiários no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), conforme previsto na Instrução Normativa (IN) n.º 11/2018.
Segundo a agência, a medida visa garantir ao apicultor a regularidade na destinação da produção às agroindústrias, com inspeção e fortalecimento da comercialização de mel e outros produtos extraídos das abelhas. Com o cadastramento, o produtor passa ainda a fazer parte do Programa Estadual de Sanidade de Abelhas (PESAb) e isso contribui para ações preventivas às doenças que podem causar prejuízos na produção em Goiás.
O cadastro pode ser feito durante todo o ano, garante a Agrodefesa. Munido dos documentos previstos na IN 11/2018, o próprio produtor faz a declaração dos dados diretamente no Sidago ou pode recorrer à unidade da agência mais próxima de sua propriedade.
Entre as vantagens da regularização estão a entrega do mel produzido em Goiás ao entreposto, terceirização do envase, garantia da legalidade da produção, transporte de colmeias de um local para o outro, assim como saída da informalidade e profissionalização da apicultura e meliponicultura.
A notificação pode ser realizada por diferentes canais: pelo telefone: (62) 3201-3574; e-mail gesan.agrodefesa@goias.gov.br e ainda, pelo sistema de notificação de doenças e-SISBRAVET. Para mais informações, cadastramento e documentos necessários, basta acessar este link.
Com informações da Agência Cora de Notícias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.