sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), realiza na tarde desta quinta-feira, 14/05, a primeira videoconferência de audiências judiciais na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde, unidade pertencente à 6ª Regional Prisional da instituição.
A ação, segundo o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, vai, entre outras situações, ao encontro das políticas de enfrentamento ao coronavírus, visto que por videoconferência não há a necessidade de contato físico entre as partes envolvidas no processo. “Além de contribuirmos para o combate à pandemia, luta primária do Governo de Goiás neste momento, garantimos maior segurança ao preso e aos servidores e à sociedade, visto que não precisam se deslocar ao fórum, e garantiremos maior economia aos cofres públicos do Estado, tendo em vista que não haverá necessidade de escolta do custodiado”, destaca o diretor-geral.
A audiência, com previsão de duração entre 30 e 40 minutos, será presidida pelo juiz da comarca de Rio Verde, Rodrigo de Melo Brustolin. O detento que participará do procedimento responde por violência doméstica.
De acordo com o 6º Coordenador Regional Prisional da DGAP, Adriano Pereira, a medida também contribui para a garantia das prerrogativas da advocacia. “O advogado vai acompanhar o detento com o uso dos devidos Equipamentos de Proteção Individuais”, destaca.
O computador a ser utilizado no procedimento foi doado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal da comarca e a webcam foi adquirida com recursos da DGAP. A sala onde será realizada a audiência funciona na parte administrativa da unidade prisional. Os equipamentos foram montados e receberam suporte da Gerência de Tecnologia da DGAP, para realização da audiência.
A DGAP realiza tratativas para a ampliação das videoconferências em todas as nove regionais prisionais da instituição.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.