sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

COVID-19: Brasil têm 1,1 mil mortos e 21 mil casos, Goiás 10 e 209, Rio Verde 1 e 11

POR | 12/04/2020
COVID-19: Brasil têm 1,1 mil mortos e 21 mil casos, Goiás 10 e 209, Rio Verde 1 e 11

Ministério da Saúde

O

Os números publicados ontem pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Goiás e Secretaria de Rio Verde tornam a pandemia vivida nos últimos dias mais séria. Especialistas vinham afirmando que de abril para maio seriam os piores números. Entretanto o isolamento social voltou a ser afirmativa para todos os níveis.

 

Ontem, sábado (11), o Ministério da Saúde, diante do aumento constante do número de casos de Covid-19, defendeu que não é hora de relaxar as medidas de isolamento social, principalmente em cidades com alta incidência.

“Manaus, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro são os locais onde nós não podemos relaxar ainda com as medidas de distanciamento social e esta conversa tem sido regular. O momento é de pensar em distanciamento social, lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir e espirrar, usar as máscaras como nos mencionamos anteriormente. Se estiver doente, ficar em casa. Medidas de higiene, de etiqueta social e as medidas de distanciamento social são as únicas e mais eficientes armas que nós dispomos no momento”, diz o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

 

O secretário anunciou um programa piloto para aumentar a capacidade de testes por dia, mas admitiu que não será possível testar toda a população. Em Goiás, o governador anunciou sexta feira (10), através de suas redes sociais uma união entre Secretarias de Segurança Pública e da Saúde para aumentar os exames realizados diariamente (leia mais).

“Devemos iniciar um piloto na região de Curitiba e no Rio de Janeiro com as máquinas da Fundação Oswaldo Cruz. Estamos em parceria com o Instituto Butantan e o estado de São Paulo, porque lá vai se concentrar a maior rede de testagem. A gente vai chegar ao ponto de testar entre 30 e 50 mil amostras por dia. Hoje fazemos em média 4,2 mil amostras por dia. Nós não teremos testes para todas as pessoas. Os testes são para conhecer a epidemia e para algumas regiões do pais para que a gente possa tomar a decisão baseada na evidência mais robusta possível”, diz Wanderson.

 

BRASIL

O balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (11) aponta 1.124 mortes, 20.727 casos confirmados e a taxa de letalidade: 5,4%. Na sexta-feira (10), havia 1.056 mortes e 19.638 casos confirmados. São 1.089 casos (alta de 6%) e 68 mortes (alta de 6%) a mais, em 24 horas. Tocantins segue sendo o único estado do país sem mortes devido à Covid-19.

 

GOIAS

Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), anunciou que os casos confirmados de pessoas infectadas com coronavírus subiram para 209 neste sábado (11). As mortes registradas em decorrência da Covid-19 passaram para dez, pois um morador de Rio Verde (clique e leia) e outro de Luziânia morreram por causa da doença. E ainda, são investigadas 3.577 pessoas com sintomas da doença e aguardam resultado de exame, sendo que 1.639 casos foram descartados. A secretaria também investiga cinco mortes pela doença em: Araçu (1), Edealina (1), Hidrolândia (1), Itapaci (1) e São Francisco de Goiás (1).

 

Os casos confirmados de coronavírus são de Águas Lindas de Goiás (2), Aloândia (1), Anápolis (15), Anhanguera (1), Aparecida de Goiânia (3), Bela Vista de Goiás (1), Bom Jesus de Goiás (1), Caldas Novas (1), Campestre (1), Catalão (1), Cidade Ocidental (2), Goiandira (1)*, Goianésia (10), Goiânia (114)*, Goiatuba (1), Guapó (1), Itumbiara (5), Jataí (4), Luziânia (8)*, Montividiu (1), Nova Glória (1), Nova Veneza (1), Paranaiguara (1), Pires do Rio (1)*, Professor Jamil (1), Rialma (2), Rio Verde (11)*, São Luís dos Montes Belos (2), Senador Canedo (1), Silvânia (1), Trindade (3), Valparaíso de Goiás (6) e Vianópolis (1). Há três (3) casos que aguardam atualização da ficha para definir a cidade de residência.

 

RIOVERDE

Ontem, sábado (11), o prefeito Dr. Paulo do Vale chegou a fazer um vídeo pronunciamento no meio dia para divulgar que em Rio Verde, o Covid-19 havia feito a primeira morte. Lamentou o fato, lembrou que no restante dos números, o município não tinha mudanças e pediu novamente que todos respeitassem o isolamento. Assista ao vídeo na íntegra.

 

 

Com a preocupação e números aumentam frequentemente, na semana passada, o médico e gestor, anunciou que a cidade terá um Hospital de Campanha construído com verba total do município e assim aumentará mais 100 leitos de apoio ao combate contra o novo coronavírus. (clique e leia também)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: