sexta-feira, 26 de abril de 2024

Corte da Saneago voltam a ser permitidos amanhã (1º) mas alguns bairros continuam sem água em Rio Verde

POR | 30/09/2020
Corte da Saneago voltam a ser permitidos amanhã (1º) mas alguns bairros continuam sem água em Rio Verde

Reprodução de vídeo

O

Os cortes da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) ficaram suspensos durante a pandemia ao longo dos últimos 6 meses (clique e leia mais), agora com o retorno das atividades em sua maior parte, os cortes também voltam a ser permitidos a partir de amanhã, 1º de outubro (quinta feira).

 

 

Desta forma, hoje é o último dia em que o cliente poderá renegociar suas dívidas junto ao órgão sem correr riscos (leia mais), apesar de o Programa de Negociação de Débitos, lançado pela empresa, vai durar até 7 de novembro. De acordo com a Saneago, por meio do programa, os débitos nas faturas dos meses de fevereiro a julho deste ano podem ter os valores renegociados com condições facilitadas. Os pagamentos das dívidas podem ser feitos à vista, com desconto de 100% sobre os valores de multa, juros e atualização monetária, ou parcelado em até 12 vezes, possuindo descontos que variam de 80% a 100% sobre esses índices, sem cobrança de valor mínimo de entrada.

 

 

 

Quanto àqueles que estão em débito nos pagamentos da conta de água, o defensor público Tiago Bicalho, afirma que é importante que o cliente fique atento às faturas de água, uma vez que nelas estão os avisos sobre as possíveis contas em aberto. Até porque é obrigação da Saneago emitir um aviso prévio sobre o corte de, no mínimo, 30 dias antes do procedimento. A falta da devida notificação ao usuário pode acarretar em alguma punição para a concessionária prestadora do serviço, por meio da Agência Goiana de Regulação ou por uma ação judicial. “Não é permitido efetuar o corte sem antes avisar o consumidor para que ele possa realizar o pagamento dessa conta em aberto”, pontua o Tiago.

 
 

 

E existem outras novas regras quanto a esta ação da empresa, que conforme o defensor, se o consumidor não tiver condições de pagar ou negociar a dívida e o corte de água tiver de ser realizado, a empresa deve atender a algumas regras.

 

“Uma inovação recente de junho deste ano assegura que o corte não seja realizado sextas-feiras, sábados e domingos. Também não pode haver cortes no fornecimento no feriado e também na véspera do feriado. Tudo isso para permitir que a pessoa possa passar esses dias de excesso de ausência de atividade comercial com água e, assim, nos dias úteis seguintes, regularizar seus débitos”, afirma.

 

 

Se algum usuário precisar de alguma assistência jurídica e não tiver condições financeiras para arcar com advogado, a Defensoria Pública disponibiliza a Central Virtual de Atendimento para auxiliar em situações em que o consumidor não esteja de acordo com a medida tomada. O serviço está disponível pelo telefone (62) 3602-1224.

 

 

 

RIO VERDE

 

Apesar das novidades sobre as ações da empresa, os problemas para o consumidor rio-verdense são antigos. Esta semana muitos bairros da cidade reclamaram de falta de água entre segunda e terça feira, que foi respondida ontem (29/09) pela Saneago (CLIQUE E LEIA TAMBÉM). Entretanto, apesar da afirmativa das empresas na nota anterior afirmar que seria normalizado ontem, alguns bairros da cidade continuam com o problema nesta quarta feira (30/09), como nas reclamações recebidas pelo programa radiofônico Papo Líder, da rádio Líder 95FM. Entramos em contato com a empresa novamente na data de hoje que enviou a seguinte nota:

 

NOTA DA SANEAGO PARA RIO VERDE

"O fornecimento de água tratada nos bairros Dona Gercina, Vila Mariana e Bairro Martins já está normalizado, bem como em grande parte do município de Rio Verde. Já o abastecimento nos bairros Jardim Helena, Gameleira I e II ainda está se recuperando e a previsão é de normalizar ao longo desta quarta-feira. A Saneago informa ainda que a interrupção no serviço ocorreu devido ao longo período sem energia elétrica na captação de água do Sistema Abóbora, na tarde de segunda-feira".

 

 

JATAÍ

 

E a situação não fica apenas no município "abobrense", Jataí também tem reclamado sobre o mesmo. Por isso a Saneago explicou o seguinte à comunidade vizinha:

 

NOTA DA SANEAGO PARA JATAÍ 

"O estado de Goiás apresenta o menor índice de perdas de água na distribuição do País, com 29,2%, enquanto a média nacional é de 38,5%. Para continuar reduzindo os indicadores, a Saneago realiza uma força-tarefa que inclui um conjunto de serviços operacionais, como automação dos sistemas, varetamento, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão e controladores Day Night. Este é um programa permanente, executado em todos os 226 municípios em que a Saneago opera. A cidade de Jataí, por exemplo, diminuiu o número de 37,21% para 26.72%. A empresa Intensificou o trabalho de redução de perdas, no município, vistoriando mais de 30.600 ligações de água, somente este ano, em busca de vazamentos ocultos. Além disso, também substituiram 473 ramais de ferro e PVC por polietileno de alta densidade; e instalaram seis equipamentos Day Night, aparelho automatizado que diminui a pressão noturna na rede, preservando os componentes hidráulicos e reduzindo os vazamentos."

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: