quinta-feira, 18 de abril de 2024

Coordenadora Regional de Educação esclarece ao Jornal Somos sobre matrículas estaduais

POR Jornal Somos | 28/11/2018

Rita de Cássia Ferreira, em entrevista ao Jornal Somos, falou sobre o atendimento da demanda no acesso ao Ensino Estadual

Coordenadora Regional de Educação esclarece ao Jornal Somos sobre matrículas estaduais

Foto: Jornal Somos

A

As matrículas na rede estadual de ensino, que neste ano estão sendo feitas exclusivamente pela internet, estão quase em seu fim. O prazo da solicitação das vagas acaba na próxima sexta-feira (30/11) no site www.matricula.go.gov.br e os responsáveis devem se atentar ao cronograma e ao preenchimento dos dados para a realização do processo com sucesso.

 

Em vista da novidade no processo e a possíveis dificuldades que os pais ou responsáveis podem ter para matricular os seus filhos, entrevistamos Rita de Cássia Ferreira, coordenadora regional de educação, cultura e esporte de Rio Verde para esclarecer as dúvidas frequentes referentes ao processo.

 

Como será realizado o processo nesse ano?

Estamos com um cuidado muito grande em orientar os pais, porque é uma novidade a matrícula informatizada em Rio Verde. Os pais ou responsáveis devem acessar o nosso site e ter em mãos, além da documentação, o nome de três escolas de interesse para a alocação do aluno. O sistema faz todo o gerenciamento e define em qual escola o aluno vai estudar. Do dia 14 a 21 de dezembro será o período de confirmação e efetivação da matrícula. Nesse momento é necessário ir até a escola com a documentação do responsável e do aluno em mãos para confirmar a escola e efetivar a matrícula. Caso o sistema coloque o aluno em escola que ele não tenha interesse, o pai tem que ir até a escola e aguardar o surgimento de uma vaga no período ou escola desejadas. Vamos tentar atender os ajustes da maioria da população depois desse período de confirmação e efetivação de matrícula.

 

O processo de pré-matrícula é muito difícil?

O processo de solicitação de vagas pelo responsável é muito fácil, muito autoexplicativo. Quando ele vai acessar, é necessário ter os dados pessoais e escolares dos alunos em mãos. A nossa maior preocupação nesse ano, na verdade, é com a quantidade de alunos da rede municipal que as escolas do Estado vão receber. Nós fizemos um reordenamento de rede em parceria com a Secretaria Municipal durante esse período recebemos a informação de que por volta de 2.800 alunos vão ingressar nas escolas estaduais, do 6º ao 9º ano.

 

Você tem um limite de alunos o estado hoje consegue atender ou todos os alunos que fizerem a inscrição, além daqueles que já estavam na rede vão conseguir garantir a vaga?

 De acordo com o reordenamento de rede que nós fizemos, nós vamos conseguir atender toda a demanda do município de Rio Verde, sem faltar vaga na escola. O estado é obrigado a oferecer a vaga preferencialmente próximo à residência do aluno, mas se não tiver uma escola próxima, ele está oferecendo vaga em uma outra escola um pouco mais distante, aplicando-se também ao turno. De acordo com o nosso estudo, nós vamos atender todos os alunos que estão nessa idade, de sexto ano até terceiro ano do ensino médio.

 

É o primeiro ano que o processo acontece totalmente pela internet?

A matrícula digital vem acontecendo há um tempo, mas o que acontecia anteriormente era a opção de fazer por telefone ou pela internet. Já nesse ano, não tem mais o telefone em que o pai pode ligar, limitando as matrículas somente ao meio online.

 

Muita gente reclama de tudo o que é feito exclusivamente pela internet.  Vocês tiveram essa reclamação também?

Não, as inscrições estão abertas desde a segunda-feira passada, 19, e a coordenação regional ainda não recebeu nenhuma reclamação em relação ao acesso ou dificuldade. Porém, vale salientar também que todas as escolas estaduais e a coordenação regional de Rio Verde são pontos de atendimento. Se o pai teve alguma dificuldade, não tem acesso à internet, pode recorrer à uma escola ou à coordenação regional. A escola não fará essa solicitação para ele, mas vai orientar e disponibilizar um computador com que ele possa realizar a solicitação da vaga.

 

Você sabe quantos alunos já foram matriculados na nova inscrição?

Nós não temos porque essa informação fica em Goiânia. Assim que chegar o período de confirmação e efetivação é que as escolas receberão os dados de quantos alunos solicitaram vaga para aquela unidade escolar.

 

  

O acesso às inscrições será exclusivo para alunos novos no sistema?

Nossa preocupação é atender o melhor possível todos os alunos, já que estamos recebendo um número muito maior de alunos do que temos recebido nos anos anteriores. Então assim, existe uma preocupação para que os alunos do município consigam, entendam esse processo que o estado tem de matrícula informatizada, para que a gente também consiga entender a necessidade da escola próxima. Em algumas regiões da cidade, temos poucas escolas estaduais, então, nessas regiões a gente pode ter algum problema em relação à não conseguir a vaga tão próxima. Mas, com certeza haverá outra escola para atender esse aluno, para que ninguém fique de fora. Queremos fazer só esse alerta e convidar aquele pai ou responsável que ainda não solicitou a matrícula, que faça dentro do período, para que o aluno não fique prejudicado. Vale informar aos alunos que já estão na rede estadual e que, por ventura, queiram se transferir, esse é o momento também do pai solicitar a documentação na escola.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: