quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Hoje o projeto Coop. Recicla completa um ano de existência e a comemoração ocorreu na sede do programa e contou com a presença dos cooperados e dos organizadores que se mostraram extremamente comovidos com o sucesso do projeto.
Lilian Garcia, Secretária de Assistência Social, disse que é uma grande realização e que com a ajuda da Prefeitura e da Secretaria do Meio Ambiente a Coop. Recicla já está praticamente andando sozinha. Ela também falou sobre sua expectativa para o futuro, que é a preservação da natureza e do ambiente da cidade.
Marion Kompier, gestora da Secretaria de Meio Ambiente, garante que a população pode esperar o crescimento da Cooperativa, com mais pessoas sendo atendidas e mais cooperados sendo ajudados. Ela informa que neste primeiro de atuação da Coop. Recicla, 1t de resíduos foram coletados e reciclados. “Quem sabe esse número só aumente”, disse.
“A Cooperativa presta um importante serviço para a cidade, e o principal benefício oferecido é a qualidade de vida melhor para a população, sem poluição a cidade ganha muito, evitando alagamentos por lixo acumulado nos bueiros, diminuindo o risco de epidemias”, explica Marion.
Marion conta que no mês que vem a Coop. Recicla vai adquirir um maquinário para auxiliar nos processos de reaproveitamento do material. Ela também explicou que para participar é preciso preencher uma ficha de inscrição, depois passar por uma entrevista com a parte de Promoção Social do projeto e passar por uma avaliação da situação de vulnerabilidade social. Os ingressos dos aprovados começam assim que houver vagas disponíveis.
Divino Teles, presidente da cooperativa, se mostrou muito alegre e emocionado. Ele também agradeceu a todos que estavam presentes pelo reconhecimento que o projeto tem obtido nesse primeiro ano de ação.
O coordenador também informou que há vários projetos em planejamento, pois a equipe possui muita capacidade. Como Rio Verde produz 250t de resíduos por dia e a cooperativa atualmente aproveita 80% dessa quantidade, um dos planos é aumentar o aproveitamento.
— Jornal Somos (@JornalSomos) 21 de fevereiro de 2019
Outra proposta, segundo Divino, é abrir mais vagas para cooperados em julho, com a intenção de dobrar o número de pessoas atendidas. Sobre os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), já existem 45 instalados, e a previsão é de que até abril, mais 75 sejam instalados.
O vereador José Henrique prometeu que com a chegada no maquinário para a produção dos blocos a cooperativa receberá uma nova sede. Também afirmou que em junho ou julho a frota de caminhões deverá aumentar.
O vereador Idelson Mendes também estava emocionado. Ele disse que este era um dia para se refletir sobre o trabalho da cooperativa e no papel que a população desempenha fazendo a sua parte. Também ressaltou a importância do projeto, que transforma algo que poderia ser prejudicial à cidade em recursos.
A cooperativa também tem o projeto Do Lixo ao Luxo, que é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculo da secretaria de assistência social. Neste projeto, há o grupo musical Batida Forte, composto por mais de 100 crianças e coordenado pelo professor Lucesar Júnio Vieira da Silva. O grupo trabalha com instrumentos musicais feitos de material reciclado. O evento contou com a apresentação de 10 crianças.
— Jornal Somos (@JornalSomos) 21 de fevereiro de 2019
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.