quarta-feira, 03 de julho de 2024

Rio Verde

Construção do novo Hospital Municipal Universitário de Rio Verde começa hoje

POR | 17/10/2022
Construção do novo Hospital Municipal Universitário de Rio Verde começa hoje

Foto: Jornal Somos/Camilla Paes

H

Hoje, segunda-feira (17/10), o prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale assinou a ordem de serviço (OS) para o início da construção do novo Hospital Municipal Universitário (HMU). A notícia foi divulgada pelo próprio executivo em coletiva de imprensa, ao lado do vice-prefeito Dannillo Pereira; primeira-dama, Lillian Martins do Vale; filho e deputado estadual eleito, Lucas do Vale; secretário da Saúde, Djan Barbosa; e representantes da concessionária que ganhou a licitação e será responsável pela obra, em especial um dos sócios da Porto Belo, Agostinho Alcântara Neto.

 

Atualmente a rede de atendimento de Saúde está funcionando no prédio do antigo Hospital Regional que foi reformado e ampliado dentro da própria gestão atual. Com a assinatura do documento, o novo HMU passará a contar com 340 leitos do SUS, sendo 300 de enfermarias e 40 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O prefeito ainda colocou que esta nova estrutura será um marco na Saúde do interior do Estado.

 

“Este será o maior hospital universitário no interior de Goiás”, e completou, “(...) é uma obra de extrema importância, principalmente diante de uma Rio Verde conectada com o futuro, pois já temos muita demanda e será maior ainda com o crescimento da cidade” resumiu.

 

 

A obra tem um custo previsto de R$ 128 milhões e será feita com recursos 100% municipais, e ofertará dois andares de blocos que irão atender à comunidade e ao aprendizado da medicina, trazendo atualização e tecnologia para os atendimentos do SUS.

 

Na apresentação o Prefeito listou parte dos itens que poderão ser encontrados neste projeto que começa hoje e deve finalizar em até 3 anos de projeto.

 

O projeto contempla vários serviços atualizados, além de teleconferência médica, pesquisa com instituto nacional e internacional, transplante de órgãos, auditórios, salas de convivência, bloco de pronto atendimento, laboratórios, imagens, lavanderia, cozinha, blocos de enfermaria, sala de descompressão local, centro cirúrgico com visão para aprender, sala de esterilização, entre outros e um destaque ainda para o heliporto.

 

 

“Aqui o maior beneficiado será o cidadão, além de podermos ter futuros médicos com conhecimento avançado, pois a gente aprende fazendo.”

 

Outro ponto tratado pelo gestor foi sobre o acesso ao local, que já possui um projeto que está no DNIT sendo analisado para se criar um acesso direto na pista dupla lateral do local, que pretende construir para que seja mais fácil a chegada ao local.

 

Agostinho contou que durante a obra haverá uma média 200 funcionários contratos diretos para cada etapa do desenvolvimento do projeto, mas que pode ser muito maior este número.

 

Ele ainda aproveitou o momento para falar do Materno Infantil que é outra obra de referência da Saúde que está sendo construída em Rio Verde. Segundo Paulo, em no máximo 6 (seis) meses, o Hospital será entregue à população.

 

O vice-prefeito reafirmou a importância de elevar Rio Verde às suas potencialidades.

 

“Já somos referência no país pela Educação, agora seremos na Saúde, com a abertura logo do Materno Infantil, e posteriormente do novo HMU”, resumiu Dannillo.

 

Lucas lembrou que antes de tomar posse já sabe de sua responsabilidade em trazer para Rio Verde o máximo de recursos.

 

“Inclusive em ver a possibilidade de tornar o Materno Infantil e uma rede estadual, podendo atender à todos os municípios do interior”. Exemplificou.

 

Djan também reforçou como a secretaria já está preparando os funcionários para quando chegar o momento ter profissionais qualificados.

 

“Exemplo do que já estamos buscando são as duas pós-graduações oferecidas gratuitamente aos servidores da Saúde através da UniRV”, lembrou o secretário.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: