quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Dr. Vitor Umbelino, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da comarca de Rio Verde, explicou ao Jornal Somos sobre o projeto Educação e Justiça – Maria da Penha nas Escolas.
Segundo o juiz, o Projeto já está acontecendo em Rio Verde nas escolas municipais, e conta com a capacitação de professores e gestores para que possam tratar com os alunos assuntos desde a desigualdade de gênero a violência contra a mulher, de forma contínua. “O foco do projeto não é incentivar as denúncias, mas ensinar as crianças como reconhecer sinais de abuso e violência”, explica o juiz.
Recentemente a comarca de Violência Doméstica e Familiar de Aparecida de Goiânia se interessou pelo projeto. “Realizamos uma reunião com a juíza titular da comarca, a Secretaria Municipal de Educação e a justiça de Aparecida de Goiânia, e em agosto começaremos a capacitação dos professores e gestores”, comemora o juiz.
O Projeto será lançado oficialmente em 30 de agosto e o treinamento dos profissionais começará no dia 31. Haverá uma capacitação presencial para um gestor ou representante e em seguida os professores farão um curso em EAD, que será um oferecimento do IFGoiano.
“É um avanço, porque o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas”, diz o Dr. Vitor. “Também fomos procurados pela comarca de Pires do Rio, Morrinhos e Jataí”.
O treinamento em EAD acontecerá de semestre em semestre e será para um público maior. O juiz também contou que a justiça de Tocantins apresentou interesse no projeto e quer executá-lo no estado.
Este Projeto tem custo zero à Prefeitura de Rio Verde, pois ele se mantém por parcerias, como a do IFGoiano.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.