quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Como tornar o ambiente de seu bichinho mais animado e desestressante

POR | 17/02/2021
Como tornar o ambiente de seu bichinho mais animado e desestressante

Divulgação

A

A expressão "enriquecimento ambiental" parece ser algo complicado ou longe das necessidades de um PET, mas na verdade o conceito só veio para melhorar a rotina de cada cãozinho ou gatinho.

 

 

A médica veterinária Dra.Juliani Sperandio Gomes, que também é proprietária da Casa Pet – Pet Shop em Rio Verde, explica que a expressão “enriquecimento ambiental” significa de forma simples que o dono do bichinho cria estímulos no ambiente em que ele vive, contribuindo para a diminuição do nível de estresse ou outros problemas comportamentais.

 

“Constantemente os donos vêm até mim e me perguntam ou contam situações em que o animal parece estar nervoso com a rotina que vive, com os objetos da casa e de seus donos. Mordem calçados, roem e arranham móveis, bagunçam o apartamento.”

 

 

 

A solução para evitar estes problemas e consequentemente gerar uma saúde emocional ao animalzinho é equipar o local com brinquedos e objetos que o estimulem a fazer determinadas atividades. A veterinária lembra que o animal, por mais que seja chamado de doméstico ou de estimação, ainda é um animal, que precisa de ambiente selvagem, espaçosos e onde possam reagir instintivamente sem represálias.

 

“É necessário prover o espaço com objetos, criando oportunidades para que o pet canalize a sua energia positivamente. E isso pode ser feito de forma muito simples.” Descreve

 

 

 

Desafios

 

O primeiro ponto que sempre pode ser trabalhado é estimular com petiscos, não importa qual o tipo, confirme qual o petisco predileto de seu cão ou gato e trabalhe sempre com ele nestes brinquedos ou brincadeiras.

 

 

É preciso criar espécie de desafios. Para os gatos, por exemplo, existem certos túneis, totens com prêmio na parte superior, prateleiras suspensas ou bolinha com guizo. Todos servem para estimular o extinto de caça, natural aos bichanos.

 

 

 

Para os cães, existe um universo enorme de tipos de brinquedos que fazem o animal ficar até mesmo hora gastando sua energia para conseguir o prêmio final, um petisco.

 

 

Esconde-esconde

 

No sentido de esconder o petisco, podem ser usados os brinquedos feitos para isso, mas não fique apenas nesse. Aqui o importante é a interação, e principalmente a atenção dada pelo dono ao animal. Então vale tudo de cabo de guerra, a quebra-cabeça, tabuleiro, uma brincadeira de esconder a bolinha ou até mesmo agility na sala.

 

 

 

Variedade

 

E finalmente, é importante lembrar que eles podem se cansar com facilidade e querer sempre algo novo ou diferente, por isso é importante ter variedade, tipos e modelos. “Troque e higienize os brinquedos sempre que possível, os prediletos entregue quando eles forem ficar sozinhos, para que saibam que o prêmio de se comportarem é o próprio brinquedo. Muitas são as táticas que podem ser usadas para tornar o ambiente mais saudável e organizado para o dono e para o cachorro ou gato”, exemplifica Dra. Juliani.

 

Sperandio acrescenta mais: “Oferecer um ambiente com brinquedos e entretenimento adequados diminui riscos do cachorro comer o que não deve, destruir móveis e objetos, diminui o estresse, reduz o tédio, aumenta a imunidade, diminui problemas de pele e lambedura (quando causados por questões comportamentais), deixa o peludo mais tranquilo, diminui agressividade, aumenta suas conexões neurais e diminui a chance de problemas cognitivos senis.”

 

 

 

Quer conhecer mais sobre o seu animal de estimação e as escolhas saudáveis dele, vá até a Casa Pet - Pet Shop fica na Avenida Pedro Ludovico Teixeira – nº 92 – Qd C Lt 02 sala 02 - Vila Modelo. Ou entre em contato através do número 2141-0862 ou 9 9209-3309. Ligue e reserve um horário para cuidar de seu bichinho.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: