sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Como cuidar de seu PET no frio ou calor?

POR | 26/02/2021
Como cuidar de seu PET no frio ou calor?

Imagem: adogslifephoto/iStock

N

Nos últimos dias o clima tem mudado de forma drástica e aos extremos. E algumas pessoas podem pensar: ele é um animal, está acostumado com frio ou calor. A resposta aqui é: Não! Eles são seres vivos e também podem sentir frio ou calor como os humanos. Por isso seu pet precisa de atenção quando está muito calor ou muito frio como você, e lembre-se, ele depende de você para isso!

 

 

Por isso, desta vez a médica veterinária Dra.Juliani Sperandio Gomes, que também é proprietária da Casa Pet – Pet Shop em Rio Verde, vai dar dicas de como cuidar de seu bichinho para que ele também tenha conforto e saúde, mesmo quando estiver muito frio ou muito quente.

 

 

Primeiro é preciso saber que os pelos como é para nós, independentemente da raça e do tipo de pelo que possuem, atuam como protetores térmicos naturais. Essa camada de pelo produz duas mudas por ano, uma na primavera e outra no outono, para preparar o corpo do cachorro para mudanças de temperatura e adaptá-lo. No entanto, essa camada de cabelo pode se tornar inadequada durante o inverno e, portanto, o cachorro pode sentir frio. Ou quando estiver muito quente podem-se fazer as tosas e banhos para higiene e refrescar seu cão ou gato.

 

 

Para saber se o animalzinho está com frio ou calor, deve-se observar três pontos básicos:

  • Respiração e movimentos lentos. Se você notar que seu cão está respirando mais devagar que o normal ou tem dificuldade em respirar, é possível que ele esteja com frio e com um resfriado por causa disso. E o inverso vale para o calor, caso esteja com respiração acelerada e movimentos intensos, inquietude;
  • O segundo item é quanto ao sono. Se ele ficar mais cansado que o normal, dormindo demais pode ser também consequencia da mudança de temperatura. Até mesmo a posição que ele ficar conta qual o conforto que ele esta sentindo;
  • E por último a pele, especialmente, aos cães e gatos sem pelos, que podem ter a pele mais seca se estiverem com muito frio.

 

“Prestar atenção sempre em seu animal é importante para perceber qualquer desconforto que ele possa estar sentindo, seja pelo calor, frio ou até mesmo sintomas que antecipem uma doença mais séria”, Afirma Dra Juliani.

 

 

Cuidados

 

Além do corte para reduzir o calor, que já foi citado anteriormente, existem pelo menos mais três formas que podem ser usadas para melhorar a saúde do cachorrinho ou gatinho, segundo a veterinária:

 

  • Temperatura inversa na água do banho: quando o frio chegar, dar banho com a água morna  garante que o bicho não sofra. É importante também secar logo o animal para evitar problemas na pele dele; quando estiver calor, dar banho com a temperatura ambiente, e secar apenas com uma toalha seca, sem usar qualquer outro acessório como secador para não irritar mais a pele do animal com o excesso de calor;
  • Acessórios: atualmente existem uma diversidade e variedade de brinquedos que vieram para facilitar os cuidados de seu Pet, incluindo casos assim. “Hoje existem brinquedos feitos para serem colocados em freezers ou geladeira para relaxar e refrescar o animal enquanto mordem e se divertem;
  • Ambiente preparado: o local de dormir depende muito do animal, mas mesmo aqueles que estão acostumados a dormir no chão ou em camas de tecidos devem ter uma atenção especial nos dias mais frios ou quentes, respectivamente. É precisar colocar cobertores mais finos ou grossos dependendo da necessidade. E ainda, existem hoje mantas que esfriam ou esquentam o local onde o animal descansa. E se necessário, troque de local a cama ou casinha para ficar mais longe de lugares onde pegam muito vento no frio ou sol na época de calor.

 

Outra dica extra fácil e que pode dividir com seu bichinho de estimação são os picolés naturais. “Para os cães que sofrem muito calor, o que pode ajudar são os picolés naturais, feitos com água de coco ou frutas, ou até mesmo os dois juntos, frutas picadas com água de coco. E ainda, pode colocar o gelo na água para manter mais fresca.” Ensina Sperandio.

 

 

Vale lembrar ainda que assim como acontece com as pessoas, quanto mais jovem ou mais velho, essas diferenças de temperatura ficam mais sensíveis como é com bebes ou idosos.

 

 

Quer conhecer mais sobre o seu animal de estimação e as escolhas saudáveis dele, vá até a Casa Pet - Pet Shop fica na Avenida Pedro Ludovico Teixeira – nº 92 – Qd C Lt 02 sala 02 - Vila Modelo. Ou entre em contato através do número 2141-0862 ou 9 9209-3309. Ligue e reserve um horário para cuidar de seu bichinho.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: