sábado, 18 de janeiro de 2025
Reprodução
Na noite desta segunda-feira (06/03), diversas autoridades se reuniram na Câmara Municipal a convite da Comissão de Direitos dos Idosos, Crianças e Adolescentes, presidida pela vereadora Nayara Barcelos, com relator Ronaldinho Cruvinel e vogal o vereador Zé Henrique, para uma reunião com o tema “Conscientização e Combate ao Abuso Infantil”.
A reunião tinha como objetivo “desenvolver e implementar um plano municipal de combate ao abuso infantil, que promova a prevenção, identificação e proteção das crianças vítimas de abuso, além de garantir o atendimento e o encaminhamento adequado das denúncias”, segundo a Comissão.
A reunião foi aberta pelo presidente da Câmara, Idelson Mendes. Em seguida, a vereadora e presidente da Comissão de Direito dos Idosos, Crianças e Adolescentes, Nayara Barcelos, cumprimentou as autoridades presentes e falou sobre o projeto.
Durante sua fala, Nayara, falou sobre a importância de proteger as crianças, para evitar o abuso infantojuvenil e apresentou a proposta, que segundo ela foi aprovada pelo prefeito Paulo do Vale, da criação de um Plano Municipal de Enfrentamento e Combate ao Abuso Sexual Infantil.
“O Plano Municipal é simplesmente uma cartilha, essa cartilha irá trazer diretrizes e regras para os órgãos competentes relacionados à infância, da forma como ele tem que atuar. É uma cartilha acompanhada de planejamento manual de orientações como tem que se portar, como vai ser portar a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, o Conselho Tutelar, o Poder Judiciário. E a partir do momento em que você monta essa cartilha e conecta todos esses órgãos e trazendo todo o planejamento anual, ela se torna uma lei”, explicou a vereadora.
Durante sua fala a Nayara ainda convidou as autoridades presentes a participarem na construção do plano municipal.
O relator da Comissão, vereador Ronaldinho Cruvinel, cumprimentou os presentes e reforçou o pedido para que as autoridades presentes apoiassem o projeto.
O vogal, vereador Zé Henrique, muito cumprimentado durante a noite pelo trabalho realizado ao longo dos anos no combate ao abuso infantojuvenil agradeceu a todos pela presença e disse que o plano municipal será capaz de dar mais tranquilidade e segurança às crianças de Rio Verde.
O secretário de educação, Miguel Ribeiro, esteve presente representando o prefeito Paulo do Vale, e falou sobre a importância do combate ao abuso infatojuvenil nas escolas.
“Nós precisamos de um protocolo para saber atender bem essa criança no momento em que ela mais precisa”, disse o secretário.
Várias autoridades também falaram sobre a importância do projeto e se comprometeram na luta contra o abuso infantojuvenil.
Esteviveram presentes o presidente da Câmara, Idelson Mendes; a vereadora Nayara Barcelos; o vereador Ronaldinho Cruvinel; o vereador Zé Henrique; o secretário de educação Miguel Ribeiro; Dr. Wagner Gomes Pereira, Juiz Titular da 1ª Vara Cível, Infância e Juventude; Dr. Gustavo Baratella de Toledo, Juiz Titular da 3ª Vara Cível; Dr. Eduardo Alvares de Oliveira, Juiz Titular da 3ª Vara Criminal; Dra. Renata Dantas de Morais e Marcedo da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Verde; Tenente Coronel Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, comandante do 8º Comando Regional da Polícia Militar; Tenente Coronel PM Leandro Carvalho, comandante do 2º DPM; Dr. Caio Martinêz do Santos Pereira, delegado do Genarc, que também foi representando o Dr. Danilo Fabiano, titular da 8ª Delegacia Regional de Rio Verde; Dra. Jaqueline Camargo, delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Lucélia Arce da Silva, presidente do Conselho Tutelar sul, que foi representando o Conselho Tutelar de Rio Verde.
Várias outras autoridades também se fizeram presentes na reunião.
A sessão foi encerrada pelo Idelson Mendes, que agradeceu a todos os presentes.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.