sexta-feira, 26 de abril de 2024

Começam hoje (05) campanhas de vacinação nacional contra Poliomelite e Multivacinação

POR | 05/10/2020
Começam hoje (05) campanhas de vacinação nacional contra Poliomelite e Multivacinação

EBC

H

Hoje, segunda feira (05/10), inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. São duas estratégias do Ministério da Saúde que acontecem ao mesmo tempo, até dia 30 de outubro, na tentativa de erradicar o máximo de doenças virais nos grupos infanto-juvenil.

 

No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional, entretanto a secretaria municipal ainda não confirmou se será feito, já que nas últimas campanhas realizadas no município não foram realizados os chamados Dia D por conta da Covid-19 e possível aglomeração. Como alternativa a Saúde de Rio Verde estava fazendo horários extendidos nas salas de vacinação das UBSs (Unidade Básica de Saúde). Aguardamos resposta da assessoria de Comunicação para confirmar como será nesta campanha.

 

 

 

 

Além desta campanha, hoje (05) também inicia-se a Campanha Nacional de Multivacinação. Nela, crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

 

 

O Minitério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. Esse alerta vem de encontro com a preocupação recente deste órgãos com a contabilização das campanhas de vacinação realizadas este ano estarem abaixo da meta ideal de cobertura (95% do público abosluto vacinado).

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: