domingo, 24 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Hoje, segunda feira (05/10), inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. São duas estratégias do Ministério da Saúde que acontecem ao mesmo tempo, até dia 30 de outubro, na tentativa de erradicar o máximo de doenças virais nos grupos infanto-juvenil.
No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional, entretanto a secretaria municipal ainda não confirmou se será feito, já que nas últimas campanhas realizadas no município não foram realizados os chamados Dia D por conta da Covid-19 e possível aglomeração. Como alternativa a Saúde de Rio Verde estava fazendo horários extendidos nas salas de vacinação das UBSs (Unidade Básica de Saúde). Aguardamos resposta da assessoria de Comunicação para confirmar como será nesta campanha.
— Jornal Somos (@JornalSomos) October 5, 2020
Além desta campanha, hoje (05) também inicia-se a Campanha Nacional de Multivacinação. Nela, crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.
O Minitério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. Esse alerta vem de encontro com a preocupação recente deste órgãos com a contabilização das campanhas de vacinação realizadas este ano estarem abaixo da meta ideal de cobertura (95% do público abosluto vacinado).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.