terça-feira, 16 de abril de 2024

Começa hoje a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na rede municipal de Rio Verde

POR Thaynara Morais | 07/06/2022
Começa hoje a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na rede municipal de Rio Verde
N

Nesta terça-feira (07/06), às 08h acontece a 1ª fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 11 unidades de ensino da rede Municipal de Rio Verde.

 

 

Nesta primeira etapa, mais de 3.256 estudantes do 6º ao 9º ano devem participar. A OBMEP conta com mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e nesta edição alcança 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

 

 

Rio Verde sempre se destacou na competição com medalhas de prata, bronze e menções honrosas entre 2018 e 2021.

 

 

As provas serão aplicadas e corrigidas pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. Os estudantes terão duas horas e 30 minutos para resolverem as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

 

 

Os alunos com necessidades especiais contam com três horas e meia para completar a prova. O regulamento da olimpíada está disponível no site: www.obmep.org.br. Estudantes classificados na primeira fase realizarão a prova da segunda fase no dia 8 de outubro.

 

 

As maiores notas na prova da primeira fase são classificadas. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponíveis para cada escola, por nível.

 

 

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados no dia 2 de agosto, e os premiados no dia 20 de dezembro.

 

 

São premiados, separadamente, alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Já as instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

 

 

Os alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) com o objetivo de incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: