sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Foi inaugurada nessa segunda feira (25) a nova unidade da Casa de Prisão Provisória de Rio Verde. Com a presença de várias autoridades, representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretários e secretárias da Prefeitura Municipal e também do governo estadual, a cerimônia de inauguração reafirmou o compromisso da sociedade rioverdense para melhoria da cidade.
Ronaldo Tibes realizou a abertura do evento trazendo os números que possibilitaram a construção, citando a obra realizada em Senador Canedo, ressaltando que a CPP de Rio Verde teve economia de mais de 35% do custo projetado pelo poder público.
O Presidente do conselho da comunidade, Mardem Douglas , destacou os problemas de insegurança que chamaram a atenção.
“O conselho foi à Goiânia pedir ajuda do governador, sofremos muitas críticas porque isso não é papel da sociedade e sim do estado, porém, o papel do conselho é cuidar das pessoas. Hoje, após um ano e três meses de construção, conseguimos entregar uma boa construção, na qual os presos terão um pouco mais de dignidade para viver. Nós não concordamos que bandido bom é bandido morto, ele paga pelo erro, mas precisa ter uma mão firma para fazer cumprir a pena e dar a oportunidade de voltar melhor para a sociedade. Nós pensamos não só nos detentos como também nos agentes e funcionários para exercer a sua função. O projeto é muito maior, essa é a primeira etapa, nosso projeto é de ressocialização de vidas”.
“Tudo isso foi possível com o auxílio de juízes do tribunal e ministério público, através também da contribuição da Prefeitura. Não é uma obra política, é uma obra da sociedade e quando está obra é atacado está atacando a própria sociedade”, complementou o presidente.
Na obra foram gastos 6 milhões e 736 mil reais, dentro dos padrões exigidos pela segurança pública, com o aporte de móveis e câmeras. Entregando já nessa primeira etapa 271 vagas e mais 60 sendo construídas.
Mardem entregou uma homenagem a três pessoas que auxiliaram no projeto. O primeiro foi o juiz da vara de execução penal, Dr. Eduardo de Oliveira, logo após a ex presidente da Acirv, Jaqueline Zaiden e por último, para representar toda a comunidade, o senhor Joel Evangelista, que fez a doação inicial de cinco sacos de cimento.
O Coronel Agnaldo Augusto Cruz, representando o governador, falou ao SOMOS sobre a entrega da nova CPP.
A construção é um grande avanço pra cidade de rio verde porque é um resultado da junção de esforços, o poder judiciário, o estado de Goiás, o ministério público, comunidade e da prefeitura. A sociedade ter ajudado mostra que são pessoas honestas, sérias, comprometidas com o resultado e que agregam valor à qualidade de vida da população. A nossa perspectiva é colocar ela em funcionamento de imediato, de acordo com a disponibilidade queremos colocar ela para funcionar.
O deputado federal Delegado Waldir esteve presente e comentou sobre a construção.
“Foi grandioso o que fizeram aqui, é um exemplo e modelo para o país o que está sendo entregue hoje em Rio Verde. Rio Verde sai na frente pela obra, mostra que a sociedade está empenhada em resolver os problemas, fazendo o papel do poder público que as vezes se omite”.
O promotor Alberto Cachuba Jr esteve representando o Ministério Público.
“O que fez a diferença foi a união de esforços de diversos grupos e pessoas, aqui a riqueza não está na riqueza material, mas na índole do cidadão rioverdense. São pessoas que se esforçaram e se uniram a diversos grupos e pessoas”.
Eduardo Álvares de Oliveira, juiz da vara de execução penal, homenageado no dia, falou sobre as medidas efetivas para melhorias.
“Essa obra promove e conclui com melhorias da estrutura física do sistema prisional, além de construir possibilidades de trabalho, pois a CPP não tem fim de encarceramento final. Esse local é o exemplo de que com a união e objetivos definidos, podemos mudar o curso do nosso destino”.
O prefeito Dr. Paulo do Vale falou relembrou a importância do pacto federativo.
“A nova CPP atendeu ao pedido de segurança pela sociedade rioverdense, sabendo disso, o município não poderia cruzar os braços e juntos conseguimos. A sociedade merece. Mas queremos aqui também relembrar a todos a necessidade do pacto federativo, para novos investimentos em saúde, educação e segurança pública”.
Para encerramento, o desembargador do tribunal Walter Carlos Lemes parabenizou a todos pela conquista.
“Paz e tranquilidade com segurança para os detentos, para os trabalhares e cidadãos. Rio Verde tem gente que quer ver o bem de todo cidadão”.
Logo após, o novo prédio foi aberto para que todos conhecessem as instalações, que deverão ser ocupadas em breve.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.