terça-feira, 15 de julho de 2025
Clima seco favorece a colheita da safrinha, mas coloca em risco as vegetações e a saúde da população
Foto: Reprodução
Rio Verde está a mais de 20 dias sem chuvas significativas na região, o que já começa a preocupar autoridades em relação às queimadas nas vegetações secas.
O último registro de chuva intensa na região, acima de 10 milímetros foi em 24 de junho e desde então, não houve mais preciptações. Em relação a 2024, o cenário é diferente, quando o último registro aconteceu ainda na primeira quinzena de abril. São mais de dois meses de diferença, mas ainda assim, o momento é de preocupação.
Clima seco favorece a colheita no campo, mas preocupa em relação aos incêndios nas vegetações e coloca em risco a saúde humana, principal prejudicada com esse cenário.
Segundo o climatologista, professor e doutor Gilmar Oliveira, a previsão do tempo deve seguir o padrão para o inverno goiano, com temperaturas baixas nas primeiras horas pela manhã e calor no período da tarde. De acordo com o especialista, que publicou um vídeo em suas redes sociais, as temperaturas devem variar entre 11ºC e 15ºC pela manhã e não devem passar dos 30ºC durante a tarde.
O que preocupa é a umidade relativa do ar, que pode ficar em 20%, trazendo alguns riscos à saúde.
Com as previsões indicando um período de estiagem pela frente, o Governo de Goiás decretou emergência ambiental em todo o estado, como já trouxemos aqui no Jornal Somos, e você pode acompanhar todos os detalhes clicando aqui.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.