quinta-feira, 17 de julho de 2025
Foto: Reprodução Equatorial
O furto de energia tem sido combatido com rigor em Goiás. Somente nos seis primeiros meses de 2025, a Equatorial Goiás, em parceria com as forças policiais, realizou 181 operações de fiscalização no estado. O número já representa 63% de todas as ações realizadas em 2024, quando foram registradas 290 operações. Como resultado dessas ações, 103 pessoas foram presas.
O balanço parcial mostra o avanço expressivo das medidas de combate ao crime, que além de ser ilegal, representa um risco à segurança da população e um prejuízo ao sistema elétrico. A maioria das ocorrências está relacionada a ligações clandestinas, com 154 casos registrados neste ano, seguidos por furtos de materiais utilizados na rede elétrica.
O executivo de segurança empresarial do Grupo Equatorial, Johnathan Costa, reforça que a ampliação das ações se deve ao trabalho de inteligência e à parceria estreita com as forças de segurança pública. “Aumentamos nossa capacidade de atuação por meio de investigações conjuntas, mapeamento de áreas críticas e integração com a segurança pública. O objetivo é claro: proteger a população e garantir a regularidade no fornecimento”, afirmou.
Rio Verde entre os municípios com mais operações
Dentre os municípios com maior número de operações em 2025, Goiânia lidera com 56 ações — um crescimento de 57% em relação ao ano anterior. Aparecida de Goiânia aparece em segundo lugar, com 18 operações. Rio Verde também se destaca com 7 operações registradas no primeiro semestre, colocando o município entre os que mais concentram fiscalizações no interior do estado.
As ações têm revelado irregularidades tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, exigindo abordagens técnicas e reforço no trabalho investigativo.
Parceria com Polícia Científica reforça perícia e fiscalização
Um marco nas ações de 2025 foi a parceria firmada entre a Equatorial Goiás e a Superintendência da Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC). A colaboração prevê a entrega de equipamentos para aferição de medidores, capacitação prática de peritos criminais e definição de protocolos conjuntos para atuação em ocorrências mais complexas.
O objetivo da iniciativa é fortalecer as investigações e dar maior respaldo técnico à identificação de fraudes e crimes relacionados ao furto de energia.
População pode denunciar de forma anônima
A Equatorial Goiás reforça que o furto de energia não é apenas crime previsto em lei, mas um risco à vida. Ligações irregulares podem causar incêndios, choques elétricos e instabilidade na rede, afetando todos os consumidores. Para combater essas fraudes, a distribuidora destaca a importância da participação da população.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 0800 062 0196.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Seguindo estatística nacional, etanol foi o único combustível a apresentar redução se comparado ao mês anterior