quinta-feira, 21 de novembro de 2024
foto: Lázaro Mariano Santana Júnior
Hoje, 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, foi realizada uma entrevista no programa Papo Líder com Helijuce Furtado Lopes, Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e Lázaro Mariano Santana Júnior, Presidente do Conselho do Idoso de Rio Verde. Eles abordaram a importância desse dia e as atividades ensinadas em Rio Verde para melhorar a vida da terceira idade.
Durante a entrevista, um dos pontos discutidos foi a questão preocupante do abandono e negligência dos familiares com os idosos, que são categorizados como formas de violência. Essas situações têm sido responsáveis pelo maior número de denúncias em todo o país. Dados coletados pela Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania revelam um aumento significativo em todos os tipos de violência contra os idosos em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Além de conscientizar as famílias sobre a importância de cuidar dos mais velhos de maneira adequada, o CREAS oferece orientações e suporte para melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária.
Com uma equipe multidisciplinar, a unidade realiza o monitoramento desse grupo e oferece atividades como hidroginástica, fisioterapia, pilates e oficinas de artesanato, entre outras. Essas atividades têm como objetivo proporcionar benefícios físicos, emocionais e sociais, positivos para uma melhora dinâmica e interativa na qualidade de vida dos idosos.
No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, é essencial refletir sobre o papel de cada um na proteção e no bem-estar dos idosos, confiante para uma sociedade mais justa e acolhedora para todas as gerações.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.