Rio Verde

Coluna Thais Cabral: POR QUE NOSSA CIDADE É CONHECIDA POR RIO VERDE DAS ABÓBORAS?

POR Thais Cabral | 05/08/2023
Coluna Thais Cabral: POR QUE NOSSA CIDADE É CONHECIDA POR RIO VERDE DAS ABÓBORAS?

Imagem: Prefeitura de Rio Verde

V

Você sabe porque nossa cidade tem esse apelido?

 

 

A história que a maioria dos rio-verdenses conhece, é que os soldados que passaram pela cidade, na época chamada de Vila das Dores de Rio Verde, ruma a Guerra do Paraguai, apelidaram de Rio Verde das Abóboras. O apelido teria sido dado pelo fato de a região ter uma grande abundância do fruto, e como houve aumento populacional no local com cerca de 3 mil militares, não restou muita opção de alimento a não ser as abóboras.

 

 

No entanto, segundo relatados feito na época pelo historiador Visconde de Taunay, a história é pouco diferente. Taunay descreve que no dia 31 de outubro de 1865, as tropas realmente passaram por aqui em sua expedição a Mato Grosso, na Guerra do Paraguai. Porém, o povoado já era apelidado de Vila das Abóboras, e que tal nome foi dado pelos bandeirantes, os primeiros moradores da região.

 

 

No livro de Onaldo Campos - Rio Verde Histórico, há um trecho no capítulo XLI, que a fazenda Lages, doada por Joaquim José da Silva Prata em 1846 à Nossa Senhora das Dores, era chamada de Abóboras. Isso pode ser um indicativo da origem desse apelido.

 

 

E você, sabendo agora das duas versões, o que acha que deu origem a esse apelido? Já deixa aqui nos comentários!

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES