quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução/Vídeo
Os moradores do Recanto do Bosque não aguentam mais sentir o mau cheiro de restos mortais de animais, que estão sendo jogados em um lote baldio na Rua Três do bairro.
Segundo relato de um morador, fora o mau cheiro causado pelo descarte incorreto dos animais, outros problemas acabam sendo corriqueiros, como insetos que consomem os restos mortais e o lixo que também é jogado no local.
Essa situação é recorrente e por mais que reclamações já tenham sido feitas na Secretaria de Ação Urbana de Rio Verde para ser realizada a limpeza do lote, é preciso reconhecer que a conscientização e a responsabilidade dos próprios moradores são fundamentais para solucionar essa questão de forma efetiva.
A veterinária do Centro de Zoonoses, Poliana Martins, explicou que quando o animal vem a óbito em uma clínica veterinária, é de responsabilidade do estabelecimento realizar os procedimentos. Mas se for em casa, os tutores podem acionar a Secretaria de Ação Urbana. Agora, se o animal morrer com suspeita de raiva no prazo de observação pela zoonose, fica de responsabilidade do Centro de Zoonoses realizar a necropsia.
Para acionar a Secretaria de Ação Urbana, os moradores podem entrar em contato através do telefone: (64) 3620-3203.
É crucial que os moradores entendam a gravidade da situação, pois essas práticas prejudicam a vida de todos e também do meio ambiente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.