quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem/Freepik
Pneumologista alerta sobre os riscos causados pelo uso de cigarros eletrônicos.
Atualmente, é comum ir a bares, boates ou festas e notar pessoas usando cigarros eletrônicos, os chamados "vapes", que basicamente são cigarros adaptados para ter um sabor e cheiro mais atraentes, visando o público jovem.
O pneumologista Flávio Faria, durante uma entrevista ao Papo Líder nesta terça-feira (27), explicou que esses produtos são prejudiciais aos pulmões, alertando também sobre o uso de qualquer produto semelhante, como narguilés, pods e similares. O médico explica que uma hora de uso de narguilé equivale a fumar 100 cigarros e o uso desses produtos pode causar asma e até enfisema pulmonar precoce.
Outro detalhe importante mencionado é a falta de veracidade nos rótulos desses produtos, que afirmam não conter nicotina, mas ao serem testados em laboratório é identificado não apenas essa substância, que causa dependência, como também muitas outros elementos tóxicos para o nosso organismo, como metais pesados e acetatos de vitamina E.
É fundamental que os jovens estejam em constante alerta e conscientes dos esforços da indústria do tabaco para atrair seu interesse por meio de cigarros eletrônicos saborizados. A indústria utiliza estratégias de marketing agressivas, como embalagens coloridas e sabores atrativos, para tornar esses produtos mais atraentes e agradáveis aos mais novos. No entanto, é importante lembrar que esses cigarros eletrônicos não são inofensivos e podem levar ao desenvolvimento de vícios e sérios danos à saúde pulmonar. A informação e a educação são ferramentas essenciais para que os jovens possam fazer escolhas conscientes e proteger sua saúde a longo prazo.
Devemos lembrar que esses produtos não são permitidos no Brasil e a Organização Mundial de Saúde (OMS) já realizou vários alertas sobre os perigos e danos causados à saúde.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.