quarta-feira, 24 de julho de 2024

Coluna Thais Cabral: ESTÁ CHEGANDO O DIA DE ELEGER OS CONSELHEIROS TUTELARES, VOCÊ SABE COMO VOTAR?

POR Thais Cabral | 01/09/2023
Coluna Thais Cabral: ESTÁ CHEGANDO O DIA DE ELEGER OS CONSELHEIROS TUTELARES, VOCÊ SABE COMO VOTAR?

Foto: TRE

T

Talvez pouco divulgado, porém muito importante. As eleições para Conselho Tutelar ocorrem a cada quatro anos, no ano subsequente ao da eleição presidencial, sempre no primeiro domingo de outubro, que neste ano será no dia 01º.

 

 

Diferente das outras eleições, o voto para eleger o conselheiro tutelar não é obrigatório, o que acaba sendo uma eleição muito difícil para os candidatos. Em Rio Verde, 32 candidatos estão disputando por 10 vagas no Conselho Municipal, sendo eleitos cinco para compor a região norte e cinco para região sul.

 

 

A grande novidade deste ano é que a Justiça Eleitoral apoiará o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, com o uso de urnas eletrônicas e treinamento para os mesários.

 

 

Para votar as regras seguem conforme as eleições tradicionais, basta tem mais de 16 anos, possuir título de eleitor e estar em situação regular junto à Justiça Eleitoral. Mesmo que o voto seja facultativo, a participação da população é fundamental, pois os eleitos têm a responsabilidade de zelar pelos direitos e pela proteção das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e risco.

 

 

Sua participação é essencial! Exerça sua cidadania, vote com consciência e ajude a promover um futuro seguro e digno para nossas crianças e adolescentes.

 

 

 Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos. 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: