quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Após um caso, onde uma mulher trans quis acompanhar o pai em um procedimento médico, sendo impedida por ser uma ala masculina, a Delegada de Defesa Social, Taisa Antonello, esclarece quais são os direitos estabelecidos aos gêneros. “A partir do momento que ela é uma mulher trans, ela será tratada como uma mulher”, explica a delegada.
O caso aconteceu em um hospital de Rio Verde-GO, onde a mulher trans se identificou ao acompanhar o pai na unidade, porém quando foi informada que não poderia, por ser um espaço permitido apenas para homens, ela afirmou que seria um homem.
Se a pessoa quer ser tratada pelo tal gênero ela tem todo direito e será tratada, mas tem que entender que tem seus bônus e ônus”, comentou a delegada.
Em relação ao uso de banheiros públicos, a Dra Taisa Antonello esclarece que independente da orientação sexual, a pessoa usará conforme o seu gênero. “Se ela for uma mulher cis, ela vai no banheiro feminino, se for um homem cis, ele vai usar banheiro masculino. Sendo uma mulher trans vai no feminino e o homem trans vai no masculino”.
Mas o que é cisgênero?
Cisgêneros são pessoas que se identificam com o sexo biológico que lhes foi atribuído ao nascer, exemplo:
O que é transgênero?
Uma pessoa transgênero é uma pessoa com uma identidade de gênero diferente do sexo que lhe foi atribuído no nascimento, exemplo:
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.