Coluna Thais Cabral: CONHEÇA A ANGEL DA K9 QUE PARTICIPOU DAS BUSCAS PELO MENINO PEDRO LUCAS

POR Thais Cabral | 24/11/2023
Coluna Thais Cabral: CONHEÇA A ANGEL DA K9 QUE PARTICIPOU DAS BUSCAS PELO MENINO PEDRO LUCAS

Foto: Bravos K9

A

A Angel faz parte do Canil Bravos K9, especializados em adestramento de cães de trabalho, principalmente para apoio de equipes policiais. Ela é da raça Bloodhound, também chamada de cão de Santo Humberto. Essa raça é comumente usada como cães farejadores. 

 

Com apenas três anos de idade e dois anos de carreira, Angel participou de muitas operações junto a Polícia Militar e Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Rio Verde. Seu trabalho mais recente foi nas buscas pelo garoto Pedro Lucas, que está desaparecido desde o dia 1º de novembro. 

 

Rodrigo Lima, sócio da K9 e responsável pela Angel, explicou que ela foi treinada com a especialidade por busca por odores específicos, voltada para localização de pessoas vivas e restos mortais (odor cadavérico). Na prática, é apresentado ao animal algum pertence da pessoa desaparecida, dando para o cão cheirar e ele irá buscar por esse odor (cheiro) específico. 

 

Nas buscas pelo Pedro Lucas, o grupo de inteligência da policial apontou quatro possíveis locais para Angel fazer o reconhecimento e três foram descartados pela cadela. Rodrigo explicou ao Jornal Somos, que essa é uma das vantagens de trabalhar com cão de odor específico. Onde o animal também faz esse apontamento, eliminando locais que não há a presença do cheiro procurado, poupando tempo nas buscas. 

 

Ela foi essencial para a investigação, mostrando um dos caminhos percorridos pelo garoto nos últimos dias antes do seu desaparecimento, mas a demora da família em reportar a situação acabou sendo um grande empecilho. Outro fator foi a chuva nesses dias. 

 

Em 2022, a cadela atuou em outro trabalho de repercussão, onde conseguiu localizar às margens da BR-060, próximo a Rio Verde, o corpo do caminhoneiro que estava desaparecido há dois dias.  

 

A título de curiosidade, os cães de faro possuem um olfato cerca de 50 vezes maior que o dos seres humanos. Enquanto o nariz humano conta com cerca de 5 milhões de células olfativas, os cães possuem 250 milhões em seus focinhos. 

 

Angel é de uma raça considerada calma e tranquila, características essenciais para atuar nesses trabalhos, já que são de fácil socialização e ótimos farejadores. 

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES