segunda-feira, 08 de julho de 2024

Rio Verde

Coluna Marcos Paulo: SUPER EL NIÑO É ISSO TUDO MESMO COMO TEM ANUNCIADO?

POR Marcos Paulo dos Santos | 29/08/2023
Coluna Marcos Paulo: SUPER EL NIÑO É ISSO TUDO MESMO COMO TEM ANUNCIADO?

Foto: Divulgação

O

O El Niño é um fenômeno conhecido no meio meteorológico por suas alterações no clima há vários anos. Com sua formação no Oceano Pacífico, ele adquire força para causar perturbações atmosféricas principalmente nas regiões da América do Sul, que implicam em mais chuvas e tempestades em locais em que elas são previstas.

 

 

Mas existe alguma chance de ele ganhar status de “Super” neste ano? Algumas previsões tem causado calafrios em quem depende do clima para produzir, porém ainda é cedo para afirmar se o fenômeno climático será o pior de todos em 2023. Foi o que afirmou a doutora em Meteorologia Alice Grimm, durante um workshop realizado em Florianópolis neste mês.

 

 

“Pode acontecer durante a evolução dele que haja fatores suficientes para fortalecê-lo e estendê-lo por mais tempo, isso não está descartado. Não quer dizer que não vá acontecer, mas acho prematuro dizer que será um “super El Niño”

 

 

Olhando para o nosso Estado, a situação gerou até comentários de Joel Ragagnin, presidente da Aprosoja Goiás. Ele afirma que a Região Norte tende a sofrer mais com os efeitos climáticos, como secas e queimadas anormais, mas não há motivos para pânico geral. Ele pede cautela e boas práticas agrícolas, como o plantio direto, a cobertura do solo com a palhada e observar as questões relacionadas ao momento do plantio e estar bem preparado para a colheita.

 

 

Mas uma coisa é certa: ano após ano, a temperatura tem aumentado conforme os dados científicos apresentados. Até o desconforto ao andar na rua em um dia de sol forte em época de tempo seco tem sido maior. O agro tem sentido em menor impacto até o momento, os efeitos da variação extrema do clima. Porém, os fortes temporais da região Sul do país que no ano passado destruíram diversas culturas são um aviso de que o setor deve se adaptar as novas variações climáticas que são impostas.

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: