segunda-feira, 08 de julho de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: VOCÊ É DE DIREITA OU DE ESQUERDA?

POR Jornal Somos | 07/10/2022
Coluna Cairo Santos: VOCÊ É DE DIREITA OU DE ESQUERDA?

Imagem: Reprodução

E

Eleitores que se declaram de direita somam 28,5% em Goiás, enquanto apenas 7,5% afirmam ser de esquerda, aponta pesquisa Serpes da corrida eleitoral no estado divulgado antes das eleições. Embora a maioria afirme ser indiferente sobre o pensamento político (45,2%), a distância entre quem se posiciona demonstra o conservadorismo do eleitorado goiano. Entre os 801 entrevistados, 13,5% não opinaram e apenas 5,4% afirmaram se considerar de centro.

 

Conforme divulgado na noite de domingo após a eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 52,16% das intenções de voto em Goiás, contra 39,51% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmando a tendência do eleitorado goiano para a direita. Na disputa ao governo, os três primeiros colocados são nomes da direita. O governador Ronaldo Caiado (UB) O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) e o deputado federal Major Vitor Hugo (PL). Juntos obtiveram mais de 91% dos votos válidos.

 

Os dados mostram que o eleitorado masculino é mais de direita - 34,8% contra 22,8% entre as mulheres. Elas são mais indiferentes sobre o posicionamento político - 50,4% declararam não ser de direita nem esquerda, enquanto o índice entre os homens cai a 39,4%. O  Conservadorismo também marca o segmento evangélico. Neste meio, 37,4% afirmam ser de direita e 5,3% de esquerda. E você?

 

AUDITORES ATESTAM POSITIVAMENTE AS URNAS ELETRÔNICAS

 

Motivo de muita discussão durante a pré- campanha, na campanha e após a campanha de primeiro turno, as urnas eletrônicas são as maiores vencedoras e provam a sua confiabilidade. Apesar de questionamentos que ainda existem, principalmente nas redes sociais, todos que puderam fiscalizar as urnas eletrônicas, inclusive o TCU (Tribunal de Contas da União), exercito brasileiro e o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral), confirmaram a sua confiabilidade, atestando que não foi encontrado em nenhuma urna fiscalizada qualquer irregularidade.

 

Aproveito para desmentir uma informação que circula em redes sociais e bastante compartilhada com os adversários da urna eletrônica que em uma seção eleitoral do Amapá apareceram mais votos que os inscritos para votar. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá explicou que estavam inscritos para votar 125 eleitores e foram computados 408 votos, isso porque essa urna recebeu os votos em transito para presidente da república, aquele eleitor que se cadastrou até o dia 18 de agosto e que estava no dia da eleição fora do seu domicilio eleitoral, mas fez questão de votar para presidente. Quem se cadastrou até 18 de agosto vai poder votar também em trânsito no segundo turno. Como quem esta fora do seu estado de origem só pode votar para presidente, o TRE do Amapá informou que a diferença nos votos foi somente para presidente e nos demais cargos a votação bateu com os que estavam inscritos. Fique atento e não se deixa iludir pelos Fakes News.

 

VOTAÇÃO VALE COMO PROVA DE VIDA

 

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que compareceram às urnas neste domingo passaram automaticamente pelo processo de prova de vida anual. Em fevereiro de 2022, o governo federal publicou uma portaria com mudanças nas regras para comprovação de vida. O procedimento passou a ser feito de forma digital, via cruzamento de dados de bases dos governos federal, estadual e municipal. Com isso, a votação em eleições tornou-se uma das alternativas válidas, assim como os processos de renovação de carteira de motorista, emissão de passaporte e consultas no SUS. Mas a prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da união segue sendo feita somente nos aplicativos sougov.br e gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado.

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: