sábado, 18 de janeiro de 2025
Reprodução/Google Maps
O Procon de Rio Verde começa hoje, 13, as comemorações do dia do consumidor. Durante toda a semana ações serão desenvolvidas pelo órgão em comemoração ao dia do consumidor marcado no calendário para o dia 15 de março. Hoje à noite o Procon lança a cartilha com foco para direitos dos consumidores frequentadores de bares, hotéis e restaurantes. No dia 15 um café da manhã será servidos aos consumidores e funcionários do órgão e nos dias 16 e 17 o Procon recebe a agência móvel da Equatorial que vai renegociar dívidas, trocar lâmpadas por outras mais econômicas e realizar o cadastro para os interessados na tarifa social. A Saneago também vai participar oferecendo renegociação de dívidas.
De acordo com um levantamento da Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, a incidência de ataques de phishing aumenta neste período. Diariamente no Brasil, são registrados cerca de 15 domínios falsos de sites de e-commerce que são utilizados para aplicar golpes phishing.
O golpe de phishing é uma técnica usada por golpistas para enganar pessoas na internet. Para isso, eles fingem se passar por empresas ou instituições - criar sites falsos é uma das maneiras para aplicar a fraude - a fim de roubar dados pessoais e bancários das vítimas. Ao acessar um site falso, por exemplo, o usuário compra itens que nunca vão chegar, e têm seus dados de cartão de crédito roubados.
Para se proteger de ataques de phishing, confira algumas dicas:
CUIDADO COM A CONTA DE ENERGIA NAS ALTURAS
Falando em consumidor, é importante lembrar que medidas simples podem reduzir drasticamente o valor da sua conta de energia. Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir a conta. Alguns eletrodomésticos que podem ser os vilões dos gastos e devem ser desligados da tomada antes sempre que possível.
1- Aparelhos de televisão- As TVs são uma das principais responsáveis pelo desperdício nas contas de energia. Isso porquemesmo quando a televisão está desligada, ela continua a consumir energia. Para evitar isso, é importante desconectar a TV da tomada antes de dormir;
2- Carregador de celular – Também são sugadouros de energia quando conectados na tomada. Consomem energia. Desligá-los da tomada também é uma dica de energia, quando não estiverem em uso, claro;
3- Computadores – São outro grande gastador de energia em modo de espera. A dica nesse caso também é desconectar a tomada da fonte de energia, quando não estiver em uso;
4 – Micro-ondas – Outro eletrodoméstico que não deve permanecer ligado da tomada o tempo todo.Desligá-lo da tomada antes de dormir é uma maneira simples e fácil de economizar energia.
5 – Aparelhos de som -Outra dor de cabeça para quem quer reduzir o valor da conta de energia. Fora de uso, é bom desligá-lo completamente e desconectar a tomada da fonte de energia.
Fique atento e boa economia.
GOVERNO FEDERAL QUER SABER ONDE TEM OBRA PARADA
Uma das principais reclamações do brasileiro hoje é a quantidade de obras que o governo começa e não termina. Aqui em Rio Verde existem várias, algumas que começaram a mais de 10 anos. Estados e municípios agora poderão indicar ao governo federal as obras paradas que precisam ser retomadas com prioridade. Desde a última sexta-feira (10), está em funcionamento a plataforma Mãos à Obra, um sistema de monitoramento que permitirá aos governos locais atualizar, em um banco de dados, empreendimentos paralisados ou inacabados em suas regiões.Desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em menos de 30 dias, a plataforma indicará à União que projetos merecem ser retomados com mais urgência. A ferramenta auxiliará o governo federal a mapear e identificar as prioridades.
Segundo o Serpro, prefeitos e governadores devem dar prioridades a projetos voltados à saúde, educação, ao esporte e à cultura. A lista também deverá conter unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e projetos da carteira do Ministério das Cidades.
Os gestores municipais e estaduais terão até 10 de abril para atualizarem as informações. As demandas serão respondidas conforme a ordem de envio. A prefeitura ou o governo estadual que alimentar o banco de dados primeiro terá o pedido de obra analisado mais cedo, colocado em lugar equivalente na fila de análise.
Em parceria com os ministérios, a Casa Civil analisará o banco de dados. Com base nas orientações da Presidência da República, o órgão definirá quais obras devem ser retomadas de imediato. Vamos ver se agora vai.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.