quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: TRANSFERIR VOTOS: A MISSÃO DE PAULO DO VALE

POR Cairo Santos | 31/07/2023
Coluna Cairo Santos: TRANSFERIR VOTOS: A MISSÃO DE PAULO DO VALE

Foto: Divulgação

C

Como temos afirmado aqui na coluna, as eleições municipais só acontecem em outubro de 2024, mais as especulações estão correndo solta. Alguns nomes são especulados e a curiosidade do eleitor só aumenta. Segundo pesquisa divulgada pelo Jornal Mais Goiás na última semana, a avaliação positiva da administração do prefeito Paulo do Vale (UB) bate recorde, alcançando incríveis 86,2%. Apesar dos números nas alturas, a transferência disso em votos a favor do candidato que alguns especialistas políticos têm anunciado como o candidato da base do prefeito, o médico Wellington Carrijo não tem acontecido.

 

 

Se as eleições fossem hoje, segundo essa pesquisa, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira seria eleito prefeito de Rio Verde com 23,66% dos votos e quase oito pontos percentuais de dianteira sobre o segundo colocado. A pesquisa foi encomendada pelo Mais Goiás e realizada pelo instituto Goiás Pesquisas entre os dias 26 e 28 de julho, com 524 moradores de 77 bairros do município.

 

 

O número diz respeito ao cenário da pesquisa estimulada, que é quando o entrevistado recebe uma cartela com os nomes dos possíveis candidatos. Em segundo lugar, está o médico Osvaldo Fonseca Júnior, com 15,84%.

 

 

Ele é seguido pelo deputado estadual Karlos Cabral (13,36%), pelo também médico Wellington Carrijo (12,4%) e pelo empresário Daniel Câmara (2,86%).

 

 

Os indecisos somam 23,85%. Já os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto somam pouco mais de 8%.

 

 

A margem de erro máxima prevista para o total dessa amostra de entrevistas é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi feito com base em amostra probabilística estratificada e constituída a partir de dados do IBGE de 2022 e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

 

Segundo os números, os candidatos de oposição somam juntos 55,72% dos votos contra 12,4% do Carrijo. É claro que tudo é muito cedo e qualquer afirmação hoje é precipitada, mas os números confirmam que com o Dr. Paulo do Vale fora, qualquer um pode vencer, principalmente se as oposições se unirem em torno de um único nome. Apesar de não aparecer na pesquisa, um passarinho me confidenciou no último sábado que a deputada federal Marussa Boldrin (MDB) pensa seriamente na possibilidade de entrar na disputa. Quem viver verá.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: