sábado, 18 de janeiro de 2025

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: SERÁ RECADO?

POR | 25/10/2022
Coluna Cairo Santos: SERÁ RECADO?

Redação Jornal Somos

P

Passado o primeiro turno das eleições gerais do Brasil e a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Verde, muito se especulou nas rodas políticas quanto tempo demoraria para curar as feridas abertas. Tudo indica que esta resposta pode demorar principalmente se analisarmos o comportamento do Legislativo Municipal.

 

O vereador Paulo Humberto do PDT apresentou requerimento a mesa diretora da casa, que contou com outras 11 assinaturas, solicitando a convocação do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, sr. Eduardo Stefani, para prestar pessoalmente informações do Programa Habitacional, a respeito do sorteio das unidades. O sorteio será realizado no Centro de Convenções e Teatro Municipal Lauro Martins, na Av. Universitária (UniRV), Rio Verde/GO, às 07h30min. do dia 27 de outubro de 2022.

 

Causa estranheza quando analisamos as assinaturas e deparamos com assinaturas de aliados de primeira hora do prefeito Paulo do Vale, que se juntaram a vereadores notadamente de oposição, e mais, essas explicações não poderiam ser dadas pelo líder do prefeito na casa. Assinaram o requerimento:Marussa Boldrin (MDB), Geraldo Neto (PDT), Eder Magrão (PP), Lucia Batista (PSB), Elvis Castro (PSB), Serginho Gomes (DEM), Flavia Furtado (UB), Ronaldo Cruvinel (PSB), Nayara Barcelos (PRTB), Orestes Ferreira (PSD) e Luiz Encanador (Patriota).  Para alguns cheira a recado, será?

 

REUNIÃO POLITICA TEM DADO O QUE FALAR

 

Segundo alguns setores da imprensa local, uma reunião política que aconteceu no último final de semana tem chamado atenção, isto porque nela estavam lideranças ligadas ao Juraci Martins, ex-prefeito de Rio Verde, e do atual Dr. Paulo do Vale. Segundo esses mesmos setores da imprensa, o objetivo do encontro era formatar um grupo político já visando as eleições de 2024. Juraci e Paulo do Vale já foram aliados e se afastaram politicamente, agora pessoas ligadas aos dois grupos tentam essa reconciliação.

 

Nesta reunião não estava o prefeito Paulo do Vale, mas foi representado pelo filho eleito deputado estadual Lucas do Vale. Se o objetivo é formar esse grupo político que vantagem politica leva o prefeito Paulo do Vale? Será que no seu grupo ele não enxerga alguém que possa substitui-lo daqui a dois anos sem ter que fazer muita força ou o objetivo já é tentar enfraquecer uma possível aliança das oposições. Quem viver verá.

 

NINGUÉM PODE MAIS SER PRESO

 

A partir desta terça-feira, 25, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.

 

De acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo caso de flagrante delito”.

 

Segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto [direito de transitar livremente]”.

 

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. Confirmada a ilegalidade, caberá ao juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: