quarta-feira, 03 de julho de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: RIO-VERDENSE É PRESO NA QUARTA FASE DA OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

POR Jornal Somos | 03/02/2023
Coluna Cairo Santos: RIO-VERDENSE É PRESO NA QUARTA FASE DA OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

Reprodução

A

A quarta fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (03). As buscas são para identificar as pessoas que participaram, financiaram ou incitaram os atos golpistas que destruíram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

 

 

Desde os atos em Brasília, mais de 1.200 pessoas foram presas, uma intervenção federal no Distrito Federal foi decretada, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso.

 

 

A ação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes prendeu na manhã de hoje, 03, em Rio Verde o empresário, ex-presidente da CDL e militante político Lucimario Benedito Camargo, conhecido como Mário Furacão. Furacão gravou um vídeo durante a invasão no Palácio do Planalto. Nele, furacão afirma que “o povo não vai deixar ladrão governar, nem narcotraficante e muito menos comunista”. Após a prisão Mario Furacão foi levado até o 8º distrito policial onde passou por exame de corpo de delito e está agora à disposição da Policia Federal. Não consegui contato com a defesa do empresário Furacão.

 

 

 

REFORMA ADMINISTRATIVA

 

O Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (2), projeto de lei de Reforma Administrativa para readequar a administração direta e indireta aos planos traçados para o segundo mandato do governador Ronaldo Caiado. O texto contempla a criação de duas novas secretarias (de Infraestrutura e do Entorno do Distrito Federal) e concede novas nomenclaturas a outras três já existentes.

 

 

A Secretaria-Geral da Governadoria passa a ser denominada Secretaria-Geral de Governo; a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação será Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e a Secretaria de Governo se torna Secretaria de Relações Institucionais (Serint). A nova reforma extinguiu o Conselho Consultivo de Gestão.

 

 

Durante a posse dos deputados estaduais na quarta-feira (1º/2), o governador Ronaldo Caiado explicou que o texto da reforma administrativa não apresenta mudanças substanciais na estrutura da administração estadual. Segundo ele, apenas promove uma readequação para conferir maior eficiência nos resultados e uma cobrança mais de perto das obras em andamento e que serão executadas.

 

 

A reforma administrativa instituiu a Rede de Gestão de Pessoas e a Rede de Gestão de Projetos com o objetivo de aprimorar a efetividade da gestão pública nos órgãos, em áreas específicas. As Redes de Gestão são compostas por unidades centrais e unidades setoriais, responsáveis pela execução de entregas e atividades comuns aos órgãos e às entidades da administração direta, autárquica e fundacional nas áreas de gestão de pessoas e de gestão de projetos.

 

 

Após a apreciação e aprovação da Reforma Administrativa pela Assembleia Legislativa, ela seguirá para a sanção do governador Ronaldo Caiado para ser efetivamente implantada. Caiado diz que já tem todos os nomes que vão compor o governo definidos e que anuncio será em breve. Aliados continuam de plantão e na expectativa.

 

 

PARTIDOS DEFINEM LIDERANÇA NA ALEGO

 

Com o inicio da nova legislatura na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), os partidos começam, nesta quinta-feira (02/02) a definir suas lideranças para compor o quadro da Casa. MDB, PT, Agir e Republicanos já bateram o martelo com relação aos seus líderes.

 

 

Pelo MDB, o deputado estadual Lineu Olimpo será o líder do partido. Bia de Lima (PT) anunciou que Antônio Gomide, será o líder do PT enquanto Quirino estaráà frente do Republicanos. Pelo Agir, Gugu Nader anunciou que a deputada Rosângela Rezende ficará na liderança da legenda.

 

 

O Regimento Interno da Alego crava que oslíderes partidários que indicam os parlamentares que integrarão as comissões em nome de cada legenda. Os partidos devem obedecer às regras de proporcionalidade partidária para preencher as cadeiras.

 

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: