sábado, 23 de novembro de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: QUEM TINHA RAZÃO?

POR Jornal Somos | 05/10/2022
Coluna Cairo Santos: QUEM TINHA RAZÃO?

Redação Jornal Somos

D

Durante todo o período da pré-campanha eleitoral deste ano pudemos acompanhar a peleja entre os candidatos ao Senado da base do governador Caiado. Acreditando surfar na boa avaliação do governador junto a população vários gostariam de ser ungido pelo governador como o seu candidato. Experiente, o governador preferiu não entrar na briga e pediu que eles se decidissem.

 

No começo eram 06: Delegado Valdir, Alexandre Baldy, Lissauer Vieira, João Campos, Wilder Morais e o Dr. Zacarias Kalil. Alguns apostaram que o jogo não seria ganho com todo mundo vestindo a mesma camisa e saíram fora, casos de Lissauer Vieira e Dr. Zacarias Kalil, outros apostaram em corrida solo João Campos e Wilder Morais e o último desavisado chegou na prorrogação e entrou no jogo Vilmar Rocha.

 

A matemática é exata então vejamos: os três que ficaram na base do governador disputando o mesmo voto somaram ao final 1.001.532 votos o suficiente para eleger um deles se estivesse unidos. Wilder Morais foi esperto, saiu da base e foi eleito com 799.022. Repito, a matemática é exata o que soma é a multiplicação, a divisão faz é diminuir.

 

A ELEIÇÃO EM GOIÁS FOI DAS MULHERES

 

Seis mulheres que obtiveram votação expressiva em Goiás contribuíram para aumentar a bancada feminina goiana na Câmara dos Deputados em Brasília.  Um quarto de todas as votações. A bancada feminina goiana que tem hoje duas deputadas vai ter na próxima legislatura seis deputadas. Um aumento de 200%. Outro ponto importante é que a segunda mais votada é mulher, Sylvie Alves que ficou atrás apenas do youtuberbolsonarista, Gustavo Gayer. Outro detalhe importante com relação à eleição feminina é que as vereadoras de Rio Verde decidiram sair do comodismo e ir à luta ajudando nesta transformação, Marussa, Nayara e Lucia se cacifaram para ser chamadas para a mesa de discussão visandoas eleições vindouras.

 

NÃO BASTA SER PERSONALIDADE, TEM QUE TER VOTO

 

Até que pouco o fato de ser uma personalidade é suficiente para participar de um projeto eleitoral e vencer? Vários exemplos Brasil afora mostra que mais do que ser personalidade precisa ter voto, o eleitor está mais exigente. Em Goiás alguns exemplos solidifica esta perspectiva: Cel. Edson Raiado ficou conhecido por ter perseguido o Lazaro (assassino morto pela policia), Cel. Benito Franco também se tornou conhecido pelo mesmo motivo, Rodney Miranda, secretário da segurançapublica a época da perseguição do Lazaro, João Reis pai do cantor Cristiano Araújo, Dante do Vôlei campeão olímpico pelo Brasil e dona Maria Machadão empresária do ramo de entretenimento, todos tomaram bomba. Que fique a reflexão para as personalidades no futuro. Outros derrotados apostaram todas as fichas nas redes sociais, que ajuda, mas mostrou nesta eleição que somente a rede social não elege e aqueles que apostaram no apoio de prefeitos o que ficou claro que transferir voto não é fácil.

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: