quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A eliminação da seleção brasileira após derrota nos pênaltis para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo, decepcionou milhões de torcedores principalmente os donos de bares e restaurantes. Isso porque, sem jogos do Brasil, o movimento deve cair à metade do esperado.
É o que projeta a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que, com as partidas da seleção brasileira, estimava uma alta média de 30% no movimento até o fim da Copa. Agora, em balanço preliminar, a previsão caiu pela metade, a 15%.
Até a última partida do Brasil na copa o resultado era positivo e considerado muito bom pelos empresários do setor, as empresas fechavam mais cedo e dispensava os funcionários e muitos decidiam ver os jogos em bares e não em casa. O presidente-executivo da associação brasileira de bares e restaurantes (Abrasel) Paulo Solmucci pondera que a eliminação da seleção deve reduzir significativamente os ganhos. Ainda de acordo com Solmucci, o faturamento chegou a dobrar em dias de jogos da seleção brasileira no Catar. Para a Abrasel, tanto este quanto o próximo ano serão de bons resultados para o setor de bares e restaurantes ainda que a previsão seja de um crescimento menor em 2023. A estimativa de Paulo Solmucci é de um avanço real de 8% em relação a 2019, ano pré-pandemia, e de 5% em comparação a 2021. A tristeza de muitos não é só pelo fato de ter que esperar mais 4 anos para voltarmos a vencer um mundial mas o prejuízo no bolso também tem que ser levado em conta.
PRÓXIMA ELEIÇÃO DEVERÁ TER UM NOVO ELEITORADO
Após o excelente resultado da campanha que levou milhões de jovens a tirarem o primeiro título de eleitor, a Justiça Eleitoral constata o êxito da ação nos números que apontam aumento significativo da participação dessa faixa etária nas Eleições Gerais de 2022.
Dados obtidos a partir da página de estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o comparecimento médio de jovens de 16 e 17 anos aumentou 52,3% entre 2018 e 2022. Mais de 2,1 milhões de eleitoras e eleitores nessa faixa etária estavam aptos a votar neste ano e, em média, 1,7 milhão foram às urnas. Em 2018, essa parcela do eleitorado para a qual o voto é facultativo era de 1,4 milhão de jovens. Naquele mesmo ano, o comparecimento médio foi de 1,1 milhão.
Destaque para o protagonismo feminino nesse processo: a média de jovens de 16 e 17 anos que votaram nas Eleições 2022 é de 489 mil eleitoras, enquanto 387 mil eleitores do sexo masculino nessa mesma faixa votaram.
O cadastro eleitoral foi reaberto no dia 8 de novembro, e quem quiser tirar o primeiro título de eleitor pode fazer tudo pela internet.
Para isso, basta acessar o sistema, selecionar a UF e, na etapa de identificação, escolher a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor”. Depois, é necessário preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Em seguida, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. O último passo é juntar um comprovante de residência.
Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia Acompanhar Requerimento e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Após o processamento dos dadoscaso não haja pendências, pode-se baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel. De acordo com esses dados da pra imaginar uma eleição de 2024 com o eleitorado totalmente reformado e os candidatos vão ter que ter muita criatividade para falar com essa nova faixa do eleitorado que tende a aumentar ainda mais.
PEQUENOS NEGÓCIOS, PROTAGONISTAS NA GERAÇAO DE EMPREGO.
Os pequenos negócios foram os responsáveis por cerca de oito a cada dez novas vagas de trabalho criadas no Brasil. Das 160 mil novas vagas geradas, 125 mil foram geradas por pequenos negócios. De janeiro a outubro foram 10 meses consecutivos de protagonismo das micro e pequenas empresas. Para se ter uma ideia melhor do sucesso na geração de novas vagas de emprego por pequenas empresas, no acumulado de 2022, o Brasil contabiliza 2,3 milhões de novos postos de trabalho, destes, 1,6 milhão foram gerados por micro e pequenas empresas. A tendência é de melhoria nesse cenário em 2023 visto que muitas pessoas que perderam o emprego ao longo de 2022 e não conseguiram voltar ao mercado de trabalho estão optando por abrir um pequeno negócio e como o investimento nem sempre precisa ser grande a chance de crescimento em curto prazo é muito grande. Estão aí os MEIS (micro empreendedores individuais) para confirmar essa teoria.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
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