terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Redação Jornal Somos
Aconteceu nesta segunda-feira (12) a cerimônia de diplomação do presidente e vice-presidente eleitos nas eleições desse ano no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Dessa forma encerra-se a participação da Justiça Eleitoral no pleito e o próximo passo é a posse no dia primeiro de janeiro de 2023 a cargo do Congresso Nacional. Um fato que chamou a atenção da mídia foi a ausência na cerimônia da senadora Simone Tebet (MDB) que foi estrela na campanha de segundo turno do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Será que já houve ruptura? A senadora justificou a ausência alegando um compromisso em Mato Grosso do Sul seu estado natal, mas pessoas próximas a ela têm dito que na verdade ela tem optado por ter um comportamento diferente de outros nomes cotados para ministérios no futuro governo. Afirmam que a emedebista não quer aparecer mais do que Lula. Ela tem evitado eventos públicos para não falar sobre ações do próximo governo.
“Simone não tem autoridade para falar, porque não faz ainda parte do governo Lula. Se ela se posiciona mostrando sua visão, vai parecer cobrança. Qualquer palavra fora de contexto pode causar confusão desnecessária. Se defende, e não faz parte do governo, a limita para se colocar como oposição no futuro. Será vista como oportunista. O melhor é falar pouco e evitar qualquer atrito”, diz um deputado eleito pelo MDB.
Tebet também deixou nas mãos de Baleia Rossi, presidente do MDB, as negociações sobre uma possível participação dela no governo Lula. A senadora não quer passar a imagem de que não respeita o rito político.
A senadora é cotada para ocupar o Ministério de Desenvolvimento Social. Porém, o tema é tratado com muito mistério. Lula tem grande admiração por Tebet e não esconde sua gratidão pelo apoio que recebeu no segundo turno.
Porém, uma ala do PT é contra a nomeação da emedebista no cargo. Petistas querem alguém que seja do partido.
Lula deve anunciar (ou não) a senadora nesta semana. Até lá, o mistério continua.
GOIÁS PODERÁ TER O DIA ESTADUAL DO PEREGRINO
Foi aprovado em segunda e definitiva votação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no dia01 deste mês, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Karlos Cabral (PSB), que institui o Dia Estadual do Peregrino em Goiás, a ser comemorado, anualmente, em 25 de julho, data em que também se comemora o dia do apóstolo Santiago.
Karlos Cabral destaca a importância da peregrinação em Goiás: “Em nosso estado, a peregrinação religiosa leva milhões de devotos às caminhadas de fé, prova disso, é que a Romaria de Trindade levou, neste ano de 2022, quase 3 milhões de pessoas ao evento religioso. O grande número de peregrinos mostra o quão forte é a movimentação cristã em Goiás”, afirma Cabral.
O Caminho de Cora Coralina leva inúmeros peregrinos ao seu percurso, percorrendo oito cidades históricas de Goiás. O deputado ressalta que, "tendo em vista, a grande proporção de peregrinos no estado é de suma importância o Dia Estadual do Peregrino, em nosso calendário oficial”.
Como foi aprovada em segunda e definitiva votação, a matéria segue para a sanção da Governadoria do Estado. Projeto tem sido elogiado por muitos, mas também questionado por alguns que pergunta: Será que não tem outra necessidade mais urgente para o deputado se preocupar? Fica a questão.
A IMPORTÂNCIA DO EJA EM RIO VERDE
Na última quinta-feira,oito, foi realizada na Escola Prof. Chafic Antônio uma exposição dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).150 estudantes participaram do projeto que foi realizado em uma parceria entre Secretaria da Educação de Rio Verde e o Sebrae. Foram apresentados vários temas envolvendo a comunidade escolar. Nas escolas Ana Maura Jayme, Antônio Gomes de Lima, Dona Josefina e na EMEF Filadelfo Jorge da Silva foram trabalhados temas como Empreendedorismo social, Soluções sustentáveis, Sabores e cores regionais e Geração empreendedora.
A proposta pedagógica desse projeto foi, por meio de atividades lúdicas, sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. O evento de encerramento do projeto contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Miguel Ribeiro; do gerente Regional Sudoeste do SEBRAE, Adriano Gonçalves Teixeira; da superintendente pedagógica da SME, Cármen Rejane Antunes Simões; da coordenadora da EJA, Vanusa Mendes e gestoras das unidades de ensino que desenvolveram o projeto. Tão importante quanto o projeto é destacar que o EJA (educação para jovens e Adultos) valoriza aqueles que muitas vezes abandonou a escola no passado e agora quer terminar os seus estudos mesmo com uma idade já um pouco avançada. Parabéns a todos.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.