quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Circula em grupos nas redes sociais uma notícia preocupante. A ideia de alguns parlamentares sem noção é de realizar um evento paralelo à posse de Lula marcado para Brasília no dia primeiro de janeiro. A ideia nasceu de parlamentares admiradores do presidente Bolsonaro e começa a ganhar força entre os fãs em aplicativos de mensagens.
A intenção é organizar um comício para que ele discurse a seu eleitorado na capital do país no mesmo dia e hora em que o presidente eleito estiver tomando posse. Propõe que Bolsonaro se auto proclame presidente. Bolsonaro já teria sido informado da sugestão, mas não esboçou reação. Nestes grupos de rede social surge a informação de que um membro do governo teria procurado o presidente do PL, partido do presidente, em nome do bolsonarismo e não do presidente, pedindo que o partido banque o evento que tem uma série de despesas. O presidente da sigla Valdemar da Costa Neto teria dito que a legenda está com suas contas bloqueadas e vive momento delicado na relação com o STF (Supremo Tribunal Federal). Membros do diretório do partido afirmaram que o político ficou irritado com o pedido e a falta de noção.
A intenção é de que, a depender do que acontecer no evento, o presidente consiga forças para seguir em evidência. Pessoas próximas ao presidente têm dito que ele é radicalmente contra essa ideia e também a considera sem noção.
MULHERES BRASILEIRAS CONTINUAM SENDO VÍTIMAS DE FEMINICIDIO
Grupos organizados de mulheres no Brasil continuam lutando por mais políticas públicas de proteção à mulher no País.
De acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre janeiro e junho deste ano, 29.285 meninas ou mulheres foram vítimas de estupro no Brasil. Isso representa uma média de um caso a cada 9 minutos.
Os registros de estupro e estupro de vulnerável de vítimas do sexo feminino cresceram 12,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.
O estudo ainda aponta que "os números parecem voltar aos padrões pré-pandemia". "Em 2020, em especial nos primeiros meses de isolamento social, as notificações deste crime às autoridades policiais caíram substancialmente", diz um trecho do relatório.
Na avaliação da diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e uma das autoras do estudo, Samira Bueno, a queda dos registros de estupros a partir do maior isolamento social, decorrente da pandemia, deu-se muito provavelmente por meio do crescimento da subnotificação dos delitos dessa natureza.
Para Samira, outro fator que ajuda a explicar a queda dos registros de estupro e de estupro de vulnerável, agora revertida, é o fechamento das escolas durante as fases mais agudas da pandemia de Covid-19.
De acordo com os dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em comparação com o primeiro semestre de 2019, os estupros caíram 1,8% no país. 88,2% das vítimas de estupro e estupro de vulnerável eram do sexo feminino. Apesar disso os números ainda assustam: O pico da vitimização ocorre entre os 10 e 13 anos, faixa etária que representa 31,7% do total de vítimas; Cerca de 19,1% das vítimas tinham entre 5 e 9 anos; 10,5% tinham 4 anos ou menos; Negras representaram 52,2% do total de vítimas; Em cerca de 79,6% dos casos, o autor era conhecido da vítima.
JUAREZ BARBOSA FACILITA A AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO.
Uma reclamação de pacientes que necessitam de medicamentos de alto custo ofertados pelo SUS é o processo burocrático e demorado. O processo de solicitação de medicamentos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser totalmente digital em Goiás desde o último dia 5. Pacientes que precisam dos itens disponíveis na Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) já podem fazer os pedidos diretamente pelo Portal Expresso, o portal de serviços digitais da administração do Governo de Goiás.
Esta novidade estava em fase de testes para usuários de municípios do interior. Com o sucesso do procedimento, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está disponibilizando o programa para a população em geral. O diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, assinala que a digitalização promove o bem-estar do paciente, que pode fazer o pedido da própria casa.
O novo sistema diminui o vai e vem do usuário, a autorização para retirada leva cinco dias. Para efetuar o pedido, o usuário precisa acessar o Expresso no endereço www.go.gov.br e procurar pelo serviço “Solicitar Medicamentos de Alto Custo –CEMAC JB”. A identificação deve ser feita por meio do login e senha utilizados na plataforma gov.br
Ao todo, o Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.