quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista exame, foi divulgado nesta quarta-feira (7) o ranking brasileiro com as melhores cidades para fazer negócios, durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos. Para a lista, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária.
A melhor cidade para fazer negócios na área de indústria é a gaúcha Caxias do Sul, enquanto que no agronegócio é Rio Verde.
Em 2021, Rio Verde, inaugurou um terminal rodoferroviário para a operação de grãos e de farelo de soja, ligando de forma mais fácil a Ferrovia Norte-Sul, com acesso ao Porto de Santos. O novo modal logístico levou ao escoamento mais rápido da produção fazendo com que a cidade, sozinha, tivesse uma fatia de 30% do total de exportações do estado de Goiás em 2022.
Uma das maiores cooperativas do país e que fica em Rio Verde, a Comigo, deve ver a receita crescer de R$ 10 bilhões para R$ 15 bilhões em 2022, por conta do terminal rodoferroviário. Por falar em Comigo, também dia 07 foi divulgado o resultado da pesquisa Empresa mais 2022 e a comigo apareceu como a primeira colocada como a maior cooperativa de Goiás em receita líquida, segundo lugar nacional entre as melhores do setor de cooperativismo, segundo lugar entre as 50 maiores da região centro-oeste e na posição 29 entre as 50 maiores destaques 2022 nacional.
Como você pôde ver até agora, as cooperativas têm um papel de destaque na economia brasileira. Elas empregam mais de360 mil pessoas e são responsáveis por aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Brasil. Esses são apenas alguns números do setor, que movimenta trilhões de reais todos os anos.
O prefeito Paulo do Vale (União Brasil) destaca que o orçamento do município é atrelado diretamente ao agro, com 30% da arrecadação de impostos vindo do setor. Outros 30% vêm do comércio, e 15% de serviços.
"É preciso observar que o comércio e o setor de serviços só crescem porque os trabalhadores do agronegócio têm um alto poder de compra. Ou seja, tudo gira em torno do setor", diz.
ORÇAMENTO SECRETO É DERROTADO NO STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 8 votos a 2 manter a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu as emendas de relator, mais conhecidas como “orçamento secreto”.
A votação aconteceu nesta quarta-feira (7) no plenário virtual. Ao final, ela acabou interrompida e será retomada no dia 14/12, quarta da semana que vem.
Além da relatora Rosa Weber, votaram contra a execução das emendas a ministra Cármen Lúcia e os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Dias Toffoli.
Os ministros também votaram em que sejam adotadas medidas de transparência em relação à execução desses recursos. Os recursos do “orçamento secreto”, criados pelo Congresso Nacional em 2019, são de emendas parlamentares que têm a transparência questionada em ações no STF e no Tribunal de Contas da União (TCU).
Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios e beneficiam apenas alguns deputados e senadores. A destinação dos recursos, portanto, é definida por meio de acertos informais entre parlamentares aliados e o governo federal. Analistas políticos atribuem a votação à vitória do presidente eleito Lula que prometeu em campanha acabar com o orçamento secreto e derrota do bloco intitulado de centrão que apóia a continuidade do orçamento secreto.
FAZER ANIVERSÁRIO E O PRESENTE SER A DEMISSÃO.
Presente de grego. Um em cada quatro profissionais já foi demitido por ser considerado velho. É o que revela uma pesquisa do site Vagas com profissionais de recursos humanos. A pesquisa procurou saber se a empresa contratou alguém com mais de 50 anos nos últimos seis meses. 58% disseram que sim e 42% disseram que não. Em contraponto, 81% contaram que a empresa onde trabalham não promoveu nenhum programa para contratação de pessoas com mais de 50 anos no último ano.
Outro dado importante da pesquisa assinala que os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de oito a cada dez novas vagas de emprego criadas no País. O saldo positivo de empregos gerados por empresas de todo porte no País, nesse período, foi de quase 160 mil, sendo que os pequenos negócios respondem por 125 mil contratações. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae referente a outubro e é o décimo mês consecutivo em que as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no País.No acumulado de 2022, o País contabiliza 2,3 milhões de novos postos de trabalho, desses 1,6 milhão ou 71%, por meio de micro e pequenas empresas. Que venham mais incentivos.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.