sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Realizadas entre os dias 21 e 25, as sessões legislativas do mês de agosto da Câmara de Rio Verde terminaram com a aprovação de 36 Leis, uma Emenda à Lei Orgânica, uma Resolução, dois Decretos Legislativos e 274 Requerimentos. Ao todo foram cinco sessões ordinárias e duas extraordinárias.
Como já é tradição apresentação de um artista local na abertura dos trabalhos, a vez foi do cantor Rony Cardoso que cantou o hino de Rio Verde em homenagem aos 175 anos da cidade.
Ao todo, o Poder Executivo enviou para apreciação dos vereadores, 15 Projetos de Lei, um Veto e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica. Dentre eles o Projeto de Lei Nº 128/2023, que estima a receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2024, a LOA para 2024 que tramitará na Casa de Leis até o mês de dezembro, onde os vereadores poderão propor Emendas Impositivas ao projeto.
Durante os assuntos parlamentares, 7 vereadores (Luiz Encanador, Lucia Batista, Lucivaldo Medeiros, Cabo Moraes, Ronaldinho Cruvinel, Nayara Barcelos e Gerlos) utilizaram seus 10 minutos na tribuna, onde discorreram sobre os mais diversos assuntos.
Com uma pauta extensa de projetos apreciados, o destaque a aprovação unânime da Lei Complementar N° 310/2023, que cria da Secretaria Municipal de Cultura, cujo objetivo é promover e fortalecer as políticas culturais do município. A lei amplia a estrutura administrativa dos programas e projetos desenvolvidos pela gestão no setor. A votação foi acompanhada de perto pelo gestor da Fundação Municipal de Cultura, Isaac Pires, que após a publicação da Lei, passará a ser Secretário Municipal da pasta.
Outra matéria de grande relevância, aprovada em plenário, foi a que instituem o Programa de Recuperação de Créditos Ambientais (Refis Ambiental), visando promover a regularização de créditos do município, decorrentes de débitos dos contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. No caso, a meta é incentivar os contribuintes a regularizarem suas pendências ambientais.
Mais uma vez reinou a paz entre os vereadores de situação e oposição sem nenhum fato fora do normal que tenha acontecido.
Avaliando como positivo mais esse período de sessões, o presidente Idelson Mendes convocou todos os vereadores para as próximas sessões ordinárias do mês de setembro, que acontecerão entre os dias 18 e 22 de setembro, no horário regimental, no Plenário da Câmara de Rio Verde.
Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.