quarta-feira, 03 de julho de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: MINISTÉRIO DO LULA

POR Jornal Somos | 29/11/2022
Coluna Cairo Santos: MINISTÉRIO DO LULA

Foto: Arquivo/rede social/Lula/Ricardo Stuckert

S

Seguem em alta as especulações sobre o ministério do governo Lula. Os nomes da defesa são os mais aguardados. Apesar de ainda não haver uma decisão formal, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidou José Múcio Monteiro, ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), para ser ministro da Defesa em seu futuro governo a partir de 2023. Segundo a equipe do petista, o ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas só devem ser anunciados na próxima semana. José Múcio, de 74 anos, já foi deputado por Pernambuco e ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Nesta segunda-feira (28), o ex-presidente do TCU se reuniu com Lula no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

 

Durante a conversa, o presidente eleito apontou que deve nomear para os comandos das Forças Armadas os mais antigos entre os oficiais mais graduados.

 

Lula não deve direcionar um grupo de transição voltado à Defesa, como ocorreu em outras áreas. De acordo com números levantados pelos grupos de transição, as críticas à atual gestão poderiam elevar uma tensão com os militares.

 

No diagnóstico, há uma conclusão de que Exército, Marinha e Aeronáutica tiveram divisões entre integrantes pró-Lula e pró-Jair Bolsonaro (PL). Portanto, é necessário que se unam essas tendências.

 

Nesta segunda, Lula e Múcio tiveram um encontro que durou mais de duas horas. Na ocasião, também participaram os militares.

 

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, e o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) também estavam presentes ao encontro. Liderança ligada ao governo eleito tem dito que as indicações para as pastas na segurança precisam ser definidas até o final desta semana para facilitar a aprovação no senado da Pec da gastança já que o prazo esta se esgotando.

 

PATRIOTAS É SÓ UM JOGO DE FUTEBOL

 

Enquanto Bolsonaristas continuam desde o dia 30 de outubro as margens de rodovias, em frente a quartéis do exército e até mesmo se reunindo na rua para pedir ajuda do além para não validar a vitória de Lula nas últimas eleições, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Bolsonaro e crítico do processo eleitoral, foi flagrado no Estádio 974, em Doha, no Catar, no jogo entre Brasil e Suíça. O deputado foi filmado pelas câmeras da transmissão oficial da Fifa no momento em que posava para fotos no intervalo da partida. Ele estava acompanhado de sua esposa, Heloísa Bolsonaro, e outras pessoas.

 

Após a divulgação das imagens, Eduardo foi criticado nas redes por bolsonaristas: “Enquanto estamos na frente dos quartéis, pela Liberdade e pelo Brasil, ele está curtindo a vida. Por isso eu não tenho político de estimação!”, escreveu uma pessoa no Twitter, se referindo aos atos que têm ocorrido no país após a vitória de Lula na eleição presidencial.

 

Eduardo não fez nenhuma publicação no Twitter sobre a ida ao Qatar. Apesar de não ter publicado imagens em estádios, a esposa do parlamentar fez uma postagem no Instagram usando a mesma roupa do momento da transmissão do jogo. Depois desta será que o próprio presidente Bolsonaro vai dar um tempo ao isolamento?

 

O PAPO É SOBRE GRANA

 

Os trabalhadores que ainda não receberam a 1º parcela do 13º salário têm até esta quarta-feira dia (30) para ter o dinheiro depositado pelos empregadores. Isso porque a legislação estabelece que metade do valor deva ser pago até o dia 30 de novembro, e o restante até 20 de dezembro.

 

Segundo a Lei, devem receber a gratificação os trabalhadores domésticos, da iniciativa privada e servidores públicos, inclusive os temporários que tenham contratos formais, nesse caso, o valor são pago proporcionalmente.

 

O valor a ser recebido é proporcional ao número de meses trabalhados. Ou seja, para saber quanto você vai receber, basta dividir o valor do seu salário por 12 e multiplicar pelo total de meses trabalhados em 2022.

 

A primeira parcela do décimo terceiro é de 50% do valor do salário bruto, sem descontos. Já a segunda parcela, que deve ser depositada até 20 de dezembro, são deduzidos Imposto de Renda e INSS.

 

Os descontos do INSS podem ser de 7,5% a 14%, dependendo de sua faixa salarial. O IR, por sua vez, é descontado sobre o salário bruto.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também recebem o 13º, mas, nesse caso, o montante foi antecipado para abril e junho desse ano, portanto, não terão pagamentos extras ao final de 2022.

 

Até mesmo trabalhadores que tiraram licença médica recebem o benefício integralmente. O que muda, no entanto, é que, se o período parado for de até 15 dias, quem paga é a empresa, já no caso de pausas superiores a duas semanas, quem paga é o INSS.

 

Se o trabalhador ficar afastado durante todo o ano, o 13°será integralmente pago pelo INSS.

 

A licença-maternidade também não interfere no pagamento do 13º. Assunto sobre dinheiro é sempre bem vindo.

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: