terça-feira, 01 de outubro de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: MANDATO MUNICIPALISTA

POR Jornal Somos | 30/05/2023
Coluna Cairo Santos: MANDATO MUNICIPALISTA

Foto: Divulgação

C

Como representante do Sudoeste goiano, o deputado Lucas do Vale (MDB) ocupa a Mesa Diretora do Parlamento na função de 2º vice- corregedor, além de coordenar a Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura na Assembleia Legislativa de Goiás, cargo proposto por ele, criando assim um canal direto com representantes do setor. 

 

 

Entendedor das necessidades da saúde pública por ser médico, Lucas tem atuado em prol do setor, a exemplo do projeto de lei que visa instituir o benefício da telemedicina, cuja proposta é encurtar distâncias e facilitar o deslocamento de pacientes do interior até Goiânia.  Outro exemplo é o que propõe a inclusão do tratamento de saúde mental pelo SUS, a fim de prevenir casos de violência escolar.

 

 

O deputado intensificou recentemente sua agenda nos municípios do Sudoeste goiano, com o intuito de cuidar das pessoas de forma mais próxima e acompanhar de perto as demandas municipais, visitando aliados e a população.

 

 

Mostrando seu lado municipalista já no primeiro mandato como deputado da Assembleia Legislativa de Goiás uma das suas metas é buscar melhorias em vários trechos da malha viária do Estado. O parlamentar já visitou a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para articular a recuperação de algumas rodovias importantes para o escoamento da produção agrícola.

 

 

Lucas viabilizou recentemente a duplicação da GO-210, na saída de Rio Verde para Montividiu até o trevo de acesso ao Centro Tecnológico Comigo (CTC), onde é realizada e feira Tecnoshow. A obra foi anunciada como primeiro investimento da arrecadação obtida pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), do qual Lucas integra o conselho gestor. 

 

 

Outro exemplo é a pavimentação da GO-401, no sentido de Quirinópolis, medida solicitada pelo parlamentar. Além do mais, Lucas tem articulado junto ao governo federal, visando garantir a duplicação de outras rodovias estaduais, como a BR-364, entre Jataí e Rondonópolis, e a BR-452, entre Rio Verde e Itumbiara.

 

 

Na sua agenda pelo interior goiano, o parlamentar visitou 17 municípios de sua base para justamente reforçar o diálogo com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunidade local.  Com forte apoio de cidades do Sudoeste goiano e de outras regiões do Estado, Lucas conseguiu se eleger como o segundo deputado estadual mais votado em Goiás e hoje conversa com os líderes que tanto lhe apoiaram. 

 

 

Lucas já visitou os municípios goianos de Santa Rita do Araguaia, Perolândia, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Montividiu, Doverlândia, Palestina, Caiapônia, Aragarças, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Piranhas, Turvânia, Santo Antônio da Barra, Vicentinópolis e Joviânia. Parabéns ao deputado e que o animo continue.

 

 

 

BUSCA ATIVA ESCOLAR É DESTAQUE EM RIO VERDE

 

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio da 8ª Promotoria de Rio Verde, esteve presente no lançamento do projeto Busca Ativa Escolar, que será desenvolvido pelo município de Rio Verde. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (25/5) no Ginásio Bonitão, no Clube Dona Gercina.

 

 

Segundo esclarecido pelo secretário municipal de Educação, Miguel Rodrigues Ribeiro, a Busca Ativa Escolar é uma campanha que prega que nenhuma criança pode ficar fora da escola. Desse modo, cada secretaria terá um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re) matrícula e sua permanência na escola.

 

 

A campanha é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

 

Para a promotora Renata Dantas, esta iniciativa da administração é muito importante, porque é direito de toda criança e de todo adolescente estar na escola, não apenas para o aprendizado, mas também para ter oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais em um espaço de convivência, além de acesso a um espaço seguro, de acolhimento.

 

 

Fazem parte do comitê da Busca Ativa Escolar profissionais das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, os membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Educação de Rio Verde (Comerv), além do Ministério Público.

 

 

É GOLPE

 

Com aproximação da data final para entrega da declaração do imposto de renda 2023 31/05/2023,tem ampliado o número de golpes em contribuintes que são obrigados a realizar a declaração. A Receita Federal alertou no inicio da semana para um golpe envolvendo um "e-mail falso" que esta sendo enviado para contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda. O bandido encaminha um link apontado como um suposto arquivo PDF para correção das informações.O órgão afirmou que não realiza comunicados por e-mail e qualquer notificação do tipo trata-se de um golpe. Uma das versões da mensagem falsa diz: "Prezado(a) contribuinte, Identificamos um erro em sua declaração de Imposto de Renda. É necessário realizar a correção o mais breve possível. Por favor, faça a correção dos itens mencionados no pdf: IR493632023”.  A correção deverá ser enviada até o dia 31/05/2023”.  Agradecemos sua atenção e colaboração.”

 

A Receita disse ainda que as quadrilhas usam os dados informados no falso PDF para roubar dados dos contribuintes como informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes ou instalar programas perigosos em computadores. 

 

 

É imprescindível que todos estejam atentos a essas tentativas de golpe e sigam algumas orientações:

 

- Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.

- Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.

 

- Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.

 

- Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.

 

 

Quando você envia a sua Declaração de Imposto de Renda, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações que você enviou e elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades (terceiros), que também tem que prestar informações à Receita: empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.

 

 

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou "malha fina" como é popularmente conhecida).

 

 

Você não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em Malha Fiscal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: