quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu aliados da política goiana nesta quarta-feira, 19, em Brasília. Os candidatos ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota), segundo colocado, e Vitor Hugo (PL), terceiro colocado, estiveram no Palácio da Alvorada no início da tarde para reforçar apoio à reeleição de Bolsonaro.
Além dos dois ex-governadoriáveis, a comitiva goiana estava composta por outras autoridades e lideranças como o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e sua esposa Izaura Cardoso, primeira suplente do senador eleito Wilder Morais, o candidato a vice na chapa de Mendanha ex-deputado federal Heuler Cruvinel e o vereador por Rio Verde Ronaldo Cruvinel (PSB). O que chamou a atenção, principalmente de políticos rio-verdenses, foi a ausência no ato do Dr. Osvaldo Fonseca, aliado de primeira hora do candidato Mendanha em Rio Verde e anunciado pelo próprio Mendanha como pré-candidato do Patriota à prefeitura de Rio Verde nas eleições de 2024. Será que o Dr. Osvaldo deixou de ser liderança e não foi convidado, não apóia a candidatura à reeleição de Bolsonaro ou, o mais provável, ficaram abertas as feridas da campanha que ainda não foram devidamente cicatrizadas? Vêm aí os próximos capítulos.
MPT TRABALHA DURO PARA EVITAR ASSÉDIO ELEITORAL
O Ministério Público do Trabalho de Goiás continua empenhado para evitar o assédio eleitoral em empresas goianas, com ameaças de demissão caso o candidato do chefe não seja eleito. Tem se noticiado todo dia o aumento desta prerrogativa que está sendo usada com mais frequência nesta reta final do segundo turno. Representantes do MPT tem afirmado que esta prática é crime e não será tolerada. Nesta quarta-feira (19) aconteceu em Goiânia uma importante reunião com três grandes empresas do ramo da construção civil em Goiás e um TAC (TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA) foi assinado por representantes destas empresas e o MPT com o compromisso de permitir que a escolha do seu funcionário seja livre sem nenhuma pressão. Um documento foi divulgado em comum por estas empresas, assumindo o compromisso de respeitar a escolha dos seus colaboradores. Seria muito bom que não fosse necessário a intervenção da Justiça nesse caso, já que vivemos numa democracia e o direito de escolha é garantido na Constituição. Mas se alguns ainda insistem em desrespeitar o direito de livre escolha do cidadão brasileiro, que a Justiça faça valer o direito do cidadão na hora do voto.
AUMENTA A DESINFORMAÇÃO NO SEGUNDO TURNO
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu nesta quarta-feira (19) com representantes de plataformas digitais e redes sociais para solicitar total vigilância no combate à propagação de desinformação e notícias falsas nestes últimos dias da campanha eleitoral, antes do segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Na abertura do encontro, Moraes agradeceu o trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras no primeiro turno para identificar, prevenir e coibir a disseminação de fake news na internet, porém, o ministro assinalou que a propagação de notícias falsas cresceu na campanha de segundo turno.
Durante a reunião, foram debatidas, pelo TSE e as plataformas, iniciativas para aumentar a rapidez de retirada e combate à reprodução de conteúdos falsos idênticos, principalmente os ofensivos a candidatos que disputam o segundo turno para presidente da República, cuja temática já tenha sido objeto de decisões judiciais da Corte para a exclusão nas plataformas.
Participaram da reunião no edifício-sede do TSE representantes das plataformas digitais Google, Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp), Twitter, TikTok, Likedin, Twitch, Kwai e Linkedin.
O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE conta atualmente com mais de 150parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outras entidades. Criado em agosto de 2019, o programa tem como finalidade prevenir e combater a disseminação de notícias falsas e desinformação sobre o processo eleitoral, principalmente na internet. Vamos ajudar.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.